Páginas

12 de março de 2019

FIEPI divulga manifesto em defesa da permanência da CHESF no Estado

Antonio José de Moraes Souza Filho - Presidente da FIEPI

A Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) divulgou, por meio de seu presidente Antonio José de Moraes Souza Filho, um manifesto em defesa da permanência do Centro Regional de Operação da CHESF em Teresina. Segundo informações veiculadas pela imprensa local, a direção da companhia decidiu transferir a unidade sediada no Piauí para o vizinho Estado do Ceará.
De acordo com o manifesto, a possibilidade dessa mudança deixou os industriais preocupados, visto que a garantia de energia de qualidade é fator de desenvolvimento para qualquer região. “A permanência dessa base operacional é o que assegura ações em tempo hábil de prevenção e/ou reparo de apagões e manutenção da rede, bem como o atendimento das atuais e futuras demandas originadas com a crescente geração de energia no Piauí”, ressalta o presidente da FIEPI.
O manifesto pontua que o Piauí desponta como um grande produtor de energia de fontes renováveis como a eólica e a solar, o que seria mais um fator favorável à manutenção do Centro Regional de Operações de Teresina.

“Antes de tudo devemos adotar o diálogo e no que depender dos setores produtivos chegaremos a um entendimento que possa resultar na permanência da CHESF no Piauí”, defende Moraes Souza Filho.


Confira o manifesto na íntegra:
Manifesto do Setor Industrial Piauiense
É com grande preocupação que a Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) tem acompanhando por meio da imprensa, informações sobre a decisão da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) de fechar o Centro Regional de Operação sediado em Teresina (PI). As manifestações contrárias à transferência desta unidade para o Ceará têm chegado a FIEPI quase diariamente por meio de sindicatos e empresas ligados ao setor industrial.
Além dos empregos gerados direta e indiretamente, a presença da CHESF é estratégica no Piauí, visto que opera em uma área de interligação entre o Nordeste e o Norte do Brasil, o que leva a classe produtora a ficar apreensiva, uma vez que energia de qualidade é fator de desenvolvimento para qualquer região.
Ressaltamos ainda, que o Piauí desponta como um dos maiores geradores de energia de fonte renovável do país, com 52 parques eólicos instalados e o maior parque de energia solar em operação na América do Sul.
Diante do exposto, os industriais piauienses defendem a permanência do Centro Regional de Operação da CHESF no Piauí como forma de assegurar ações em tempo hábil de prevenção e/ou reparo de apagões e manutenção da rede, bem como atender as atuais e futuras demandas originadas com a crescente geração de energia no Piauí.
Por fim, reforçamos o apelo para que haja por parte dos dirigentes da CHESF e do Ministro das Minas e Energia uma reconsideração sobre a possibilidade de fechamento da CHESF no Piauí, de forma que sejam avaliados todos os impactos sociais e econômicos que recairão sobre o Estado. A FIEPI está a disposição para colaborar no que for necessário para que possamos chegar a um entendimento pela manutenção deste Centro Regional de Operações no Piauí.
Teresina, 07 de março de 2019
Antonio José de Moraes Souza Filho
Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI)

Nenhum comentário: