Páginas

24 de dezembro de 2017

Cantata de mil vozes e retorno do Balé de Parnaíba encantam o público em grande festa de Natal

Um grande espetáculo natalino tomou conta da Praça da Graça na noite deste sábado (23). Para deleite de parnaibanos e turistas, que lotaram a praça, que voltou a ser um dos pontos turísticos mais visitados da cidade após sua revitalização, a Prefeitura de Parnaíba promoveu uma programação especial com a Cantata de Mil Vozes, Banda Municipal Simplício Dias da Silva, Balé de Parnaíba (Espetáculo Glória), Escola de Música Pedro Braga e Espetáculo Filho de Deus Menino Jesus.
Estiveram presentes e assistiram toda a programação no meio do povo, o prefeito Mão Santa, as secretárias de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc) e de Infraestrutura, respectivamente Adalgisa Moraes Souza e Maria da Graça Moraes Souza Nunes (Gracinha), o secretário interino de Educação, Carlos Eduardo, o secretário de Turismo, Charles Lima, o secretário de Cultura, Teófilo Lima, o ex-governador Zé Filho, acompanhado da deputada estadual Juliana Moraes Souza, o presidente da Câmara Municipal, Geraldinho, além dos vereadores Carlson Pessoa, Bernardo Lima, Daniel Jackson e Joãozinho do Trânsito, entre outros.
Antes, porém, do início das performances musicais e de dança, foi celebrada uma missa de ação de graças, na centenária Igreja Nossa Senhora da Graça. O Coral de Mil Vozes, formado por alunos da rede pública de ensino, se apresentou acompanhado da Banda Municipal Simplício Dias da Silva, que, com seus instrumentos e sob a regência do maestro Beetholven Cunha, fez o público se emocionar em cada canção. Outra grande atração esperada por todos e que levou o povo ao delírio com a belíssima apresentação, foi o Balé de Parnaíba, que retorna aos palcos após 17 anos de sua desativação. Com o “Espetáculo Glória”, a obra traz o surgimento da criação dos principais elementos da natureza, como terra, água, mar, fogo e vento.
A coordenadora geral do Balé, Suely Araripe, uma das grandes entusiastas da concepção do Balé na época em que foi secretária de Educação e Cultura, disse que a maratona de ensaios foi muito corrida e exaustiva, mas que valeu à pena todo o esforço. “Foi tudo muito corrido, mas extremamente emocionante. O Mão Santa e a Adalgisa que sempre foram fãs do balé, nos chamaram e disseram que queriam o balé de volta e se apresentando nesta noite de Natal. agradecemos novamente pela oportunidade de podermos apresentar uma boa arte para a população”, disse Suely emocionada.
Além de Suely, a nova versão do Balé de Parnaíba é coordenada e coreografada pela professora de balé e ex-integrante do grupo, Márcia Riedel Alencar. Somado a elas, participam da direção outros ex-integrantes, Cássio Araújo, Cristiano Cordeiro e Carmen Cacau. A primeira versão do balé de Parnaíba existiu no período de 2001 a 2004, na administração do ex-prefeito Zé Filho.
Para o prefeito Mão Santa, a cidade de Parnaíba vive o melhor momento de sua história e que para ele, é um imenso privilégio poder gerenciar o município, possibilitando dias melhores para toda a população. “Parnaíba recebeu o título de cidade maravilhosa. Nossas belezas naturais são inigualáveis e nossa gente muito nos orgulha com seu espírito trabalhador, guerreiro e hospitaleiro. Nosso desejo é que todos vivam bem e felizes em nossa cidade”, assegurou o prefeito.
Conforme destacou Gracinha, o espetáculo oferecido ao povo foi possível mediante um esforço conjunto e união das secretarias de Cultura, Educação, Sedesc e Serviços Urbanos. “Essas secretarias se uniram para que esta grande festa fosse possível. Era do desejo do prefeito Mão Santa que fizéssemos uma festa que envolvesse toda a comunidade, então conversamos com o maestro Beetholven, que aceitou o desafio de treinar mil crianças em menos de dois meses. Os professores, diretores e pais dos alunos ajudaram demais e deixamos aqui nossos agradecimentos a todos eles”, disse Gracinha ao informar ainda que o projeto se estenderá em 2018, quando outras escolas também poderão aderir ao coral, que permanecerá sob o comando das Secretarias de Educação e Cultura.
O ex-governador Zé Filho frisou o momento de profundas transformações que Parnaíba está passando, possibilitando aos seus munícipes terem as esperanças renovadas. “Este é um Natal diferente, as pessoas estão com expectativas muito boas, pois já sentem as melhorias feitas na cidade pelo prefeito Mão Santa e queremos dizer que 2018 será ainda melhor, com novos empreendimentos para a nossa população”, afirmou Zé Filho.
O líder do governo municipal na Câmara, vereador Carlson Pessoa, frisou a forma democrática como a cultura está sendo levada para toda a população. Um grande avanço, de acordo com ele. “Estou maravilhado com todas as apresentações e estou saindo da praça muito feliz porque a cultura está sendo levada de forma democrática a todos os nossos parnaibanos e isso é muito gratificante. Estou extremamente feliz”, finalizou Carlson.


Fonte: PMP

Nenhum comentário: