Páginas

10 de fevereiro de 2017

Eclipse lunar e passagem de um cometa serão atrações no céu hoje

Na noite desta sexta-feira (10) e madrugada de sábado, dois fenômenos astronômicos vão atrair olhares para o céu: a passagem do cometa 45P / Honda-Mrkos-Pajdusáková e um eclipse penumbral da Lua.
O eclipse lunar deve ocorrer por volta das 20h, quando parte da Lua ficará com menos brilho pela sombra da Terra. O fenômeno ocorre quando nosso planeta se posiciona entre o Sol e a Lua.
O eclipse será visível na maior parte do leste da América do Sul, leste do Canadá, na Europa, na África e na Ásia ocidental. No entanto, ele não deve encobrir a Lua, apenas escurece-la.
"O melhor horário para se observar será às 22hs44m, mas por ser penumbral, é muito difícil de ser notado, pois a alteração do brilho da Lua é muito sutil", explica a professora Sandra dos Anjos, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP.

Cometa
Além do eclipse, logo nas primeiras horas da madrugada de sábado o cometa 45P / Honda-Mrkos-Pajdusáková deve passar pela órbita da Terra. Mas calma, não se trata de um meteoro vindo em direção ao planeta.
De acordo com a Nasa (Agência Espacial Americana), ele deve passar a uma distância de quase 12 milhões de quilômetros. O objeto esverdeado será visível com o uso de binóculos e telescópios, no céu da manhã, na constelação de Hércules. A próxima passagem do 45P ocorrerá em 2022.

Mas se você não tem instrumentos, não fique chateado.
No próximo dia 26 de fevereiro acontece um eclipse solar. O evento será parcialmente visível no Brasil e melhor apreciado para quem estiver ao sul do país. Já o eclipse que ocorre em 21 de agosto deve ter melhor visualização nas regiões norte e nordeste.


Fonte: Uol

Nenhum comentário: