Páginas

1 de julho de 2020

Piauí fecha mais de 8,5 mil postos de trabalho formais, revela Ministério FACEBOOK TWITTER

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgou o acumulado do ano entre os meses de janeiro a maio de 2020 sobre a variação de empregos formais por unidades da federação. 

No Piauí, o acumulado do saldo de empregos formais de janeiro a maio de 2020 com ajustes foram: 29.186 admissões, 37.740 desligamentos, com saldo negativo de -8.554.

Somente no mês de maio, o Piauí teve 2.901 admissões contra 6.260 desligamento, com saldo negativo de - 3.359. O acumulado de demissões por setores da economia por estados deverá ser divulgado nos próximos dias. 

O superintendente regional do Trabalho do Estado do Piauí, Philippe Salha, comenta que os dados apontam crescimento econômico nos meses de janeiro e fevereiro, com saldos positivos de empregos formais, mas, com o início da pandemia da Covid-19 e o fechamento de setores devido o isolamento social, o Piauí começou a registrar saldos negativos nos meses de março, abril e maio. 

"Fevereiro mesmo sendo um mês curto, com o carnaval, já sinalizava uma expectativa de crescimento econômico, houve significativo número de contratações. O mês de março já sinalizava para o início da pandemia com redução da contratação. Já em abril tivemos o maior número de desligamento, que poderia ser maior se não tivesse a medida provisória 936/20", diz.
Medida Provisória
A medida provisória 936/20 prevê a suspensão de contratado e a redução da jornada de trabalho com respectiva diminuição salarial. "Somente no Piauí tivemos quase 134 mil empregos preservados pela medida 936. Foram 133,980 empregos preservados com o benefício emergencial até o dia 26 de junho. Se nós não tivéssemos a edição dessa medida de preservação do emprego e da renda, com certeza esse número seria estaria nas estatísticas do desemprego".

Devido a edição da medida em abril pelo Governo Federal, "'quando chegou o mês de maio, a maioria das empresas já tinha enxugado o quadro de funcionários. Os desligamentos em maio ocorrem ainda devido a incerteza do retorno das atividades econômicas. Vamos aguarda junho, que já sinaliza uma redução da primeira quinzena na solicitação de seguros desempregos. Há uma sinalização da solicitação do seguro desemprego 25% menor do que na primeira quinzena de maio". 
Ranking Nacional
No mês de maio, ao todo, 26 unidades federativas registraram saldo negativo e apenas uma teve saldo positivo, que foi o Acre com + 130 postos. O Piauí ocupa a 18ª posição. 

Os estados com maiores saldo negativos foram no mês passado foram: São Paulo (-103.985 postos), Rio de Janeiro (-35.959), Minas Gerais (-33.695) e Rio Grande do Sul (-32.106).
Nacional 
O Brasil no ano de 2020, de janeiro a maio, tem o acumulado de 5.766.174 admissões, 6.911.049 desligamentos, com saldo negativo de -1.144.875.

Somente no mês de maio, o Novo Caged aponta que o país registrou 703.921 admissões, 1.035.822 desligamentos, com saldo negativo de -331.901.

No acumulado do ano (janeiro a maio de 2020), ficaram com saldo positivo as atividades econômicas: Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura; na industria geral, apenas o setor de eletricidade e gás; também ficaram com saldo positivo de empregos formais a administração pública, defesa e seguridade social, educação, saúde humana e serviços essenciais.

O grupamento de atividades econômicas com saldo negativo de empregos entre janeiro e maio foram: da indústria geral, os setores: industrias extrativas, industrias de transformação, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação. Além desses, os setores da construção civil; do comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas; serviços de transporte, armazenagem e correio; alojamento, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias. Os serviços domésticos também ficaram com saldo negativo. 

Fonte: Cidadeverde.com

Nenhum comentário: