Páginas

27 de fevereiro de 2020

Economia Fácil: 4 motivos para não deixar o IR para última hora


Já estão disponíveis, no site da Receita Federal, os programas para o preenchimento das declarações de Imposto de Renda. É hora de juntar as informações necessárias! Apesar de você só poder enviar sua declaração do IR a partir do dia 2 de março e ter até o dia 30 de abril para cumprir com essa obrigação, não é bom deixar para última hora. Veja quatro bons motivos para declarar o mais rápido possível:

1 - Risco de erros e esquecimentos
A pressa é inimiga da perfeição e qualquer centavo a menos pode levar você a cair na malha fina. 
Às vezes acontece de você esquecer algumas coisas que não eram rotina. Por exemplo, que seu dependente trabalhou ou estagiou, de forma remunerada, por um ou dois meses no ano passado. Esse dinheiro que seu filho ou filha recebeu, tem que ser informado.

2 - Risco de imprevistos
Você precisa levantar uma série de informações e comprovantes. Quando você deixa para a última hora, pode não conseguir esses documentos necessários a tempo. Aqui podemos citar: contrato ou escrituras de compra e venda de imóveis, notas fiscais da escola, notas de centros médicos e etc. Esses papéis podem demorar a serem liberados. Outro imprevisto que pode acontecer é a rede estar congestionada nos últimos dias do prazo e você acabar não conseguindo enviar sua declaração a tempo

3 - A restituição vem antes
A análise das declarações é feita por ordem de entrega. Quem declara por último, recebe por último. E essa restituição é corrigida apenas pela Selic, que atualmente está muito baixa, em 4,25%. Então, não vale a pena esperar para receber esse dinheiro só no final do ano. 

4 - Risco de multa
Perder o prazo significa pagar multa. O valor é de, no mínimo, R$ 165,74, e vai até o limite de 20% do imposto devido. E, além do prejuízo no bolso, você ainda fica com o CPF restrito e não vai poder pedir empréstimo, tirar passaporte, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóveis e até prestar concurso público sem regularizar a situação.

Comece hoje mesmo a separar seus comprovantes e se organizar para enviar essa declaração assim que abrir o prazo. 
O quadro Economia Fácil é exibido todas as quinta-feiras, no Notícia da Manhã. 

Fonte: Cidade Verde.com

Nenhum comentário: