Páginas

8 de maio de 2018

PF do PI prende vereador e funcionária do INSS em operação contra crimes previdenciários


Polícia Federal em Parnaíba cumpre mandados na Operação Biditos (Foto: Carlos Alberto/TV Clube)
Polícia Federal do Piauí deflagrou nesta terça-feira (8) a Operação Biditos, que pretende cumprir 19 mandados de prisão e 29 de busca e apreensão nas cidades de ParnaíbaCocalBrasileiraBarrasPiripiriTianguá (CE), Tutóia (MA) e Paraíso do Tocantins (TO). Ainda não há informações sobre o total de presos e a PF diz que a ação visa combater crimes previdenciários que somaram prejuízo de mais de R$ 27 milhões ao INSS.
A PF informou por meio de nota que entre os presos há um funcionário público, um vereador e um empresário de Piripiri. Há ainda uma funcionária do INSS de Parnaíba. O total de presos e mandados de busca já cumpridos ainda não foi divulgado.
Com membros da quadrilha, PF do Piauí apreendeu dezenas de cartões (Foto: Kairo Amaral/TV Clube)
Dentre os mandados de prisão, são 10 de prisões preventivas e nove temporárias. A quadrilha agia, segundo a polícia, falsificando documentos para “criar” pessoas idosas e com deficiência no intuito de receber de forma fraudulenta benefícios do INSS. Foram apreendidas dezenas de cartões e armas de fogo.
Os presos poderão responder pelos crimes de associação criminosa, estelionato qualificado, falsidade ideológica e uso de documento falso.
Pelo menos 320 benefícios foram suspensos após as investigações, que começaram há oito meses. A PF estima que o prejuízo futuro com a ação criminosa poderia somar mais R$ 19 milhões.
Policiais Federais apreenderam armas de fogo e munições (Foto: Kairo Amaral/TV Clube)
Com o nome de Operação Biditos, a PF informou que o termo faz referência à forma como os criminosos se referiam a “cartões”, porque alguns dos integrantes do grupo criminoso se dizem ciganos.
Há 145 policiais federais envolvidos na operação, que foi deflagrada com o apoio da Gerência Executiva do INSS no Piauí, de policiais do 2º Batalhão da Polícia Militar do Piauí.



Fonte: G1 / PI

Nenhum comentário: