Páginas

15 de abril de 2018

Espólio dos votos de Lula preocupa PT após divulgação de pesquisa

Lula no sábado (7), em frente ao sindicato dos metalúrgicos do ABC, horas antes de se entregar à PF (Foto: Leonardo Benassatto/Reuters)
Lula no sábado (7), em frente ao sindicato dos metalúrgicos do ABC, horas antes de se entregar à PF (Foto: Leonardo Benassatto/Reuters)
O PT ficou em alerta com o resultado da primeira pesquisa com índices de intenção de voto para a eleição presidencial de 2018 divulgada depois da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A expectativa inicial do partido era que a grande exposição com a prisão reforçasse o capital político do ex-presidente. Mas a pesquisa, do Instituto Datafolha divulgada neste domingo (15) pelo jornal "Folha de S.Paulo", mostrou que a prisão teve efeito negativo nos planos do PT.

Lula aparece com 31% das intenções de voto no seu melhor desempenho, quando, em janeiro, ele já tinha alcançado 37% em um dos cenários.

A maior preocupação entre petistas é com a dificuldade de transferência de votos de Lula. Os dois candidatos mais beneficiados na esquerda são Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT), ambos distantes de Lula.

Os dois planos B do PT – Fernando Haddad e Jaques Wagner – aparecem com desempenho sofrível de apenas 2% e 1%, respectivamente.

Mesmo os pré-candidatos da esquerda, que tem a simpatia do PT, e que subiram no palanque da legenda no último discurso do Lula, no sábado (7), não se beneficiam até o momento do espólio petista. No primeiro cenário sem Lula, Manuela D'Ávila (PC do B) tem 2% e Guilherme Boulos (PSOL) aparece com 0.

Outro foco de preocupação com a pesquisa é o elevado percentual de pessoas que acreditam que Lula não será candidato – 62%, contra apenas 18% que acreditam que ele vai disputar com certeza.

Nas palavras de lideranças petistas ouvidas pelo blog neste domingo (15) será preciso um trabalho intenso nos próximos meses para manter o espólio de Lula com o PT e no campo das esquerdas.

Segundo integrantes da executiva do partido, o fundamental é ter forças suficiente para que no cenário sem Lula seja possível o PT conseguir colocar um nome no segundo turno.

Por isso, a estratégia será, a partir de agora, explorar o máximo a imagem do petista (como uma vítima que teve uma prisão política decretada).

O blog já revelou que a estratégia do PT é de carimbar Lula como preso político perseguido pela Justiça brasileira para diminuir o desgaste pelo fato dele ter sido preso por corrupção e, com isso, manter na órbita do PT o espólio dos votos lulistas.


Fonte: Blog do Camarotti / G1

Nenhum comentário: