Páginas

3 de março de 2018

Feira da Cidadania do SESI chega ao semiárido piauiense


Após contemplar oito municípios do extremo sul do Piauí e da região norte do estado com a Feira da Cidadania, onde mais de 50 mil pessoas tiveram acesso ao esporte, cultura, lazer e diversos serviços como atendimento médico e acesso à documentação, agora é vez de quatro municípios da macrorregião de Picos: Jacobina do Piauí, Simões, Jaicós e Fronteiras.

Inicialmente a caravana do Serviço Social da Indústria desembarca na cidade de Jacobina para a realização da feira, que ocorre nos dias 3 e 4 de março. A Feira da Cidadania é realizada pelo Instituto Conhecer Brasil, em parceria com o Conselho Nacional do SESI e com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI).
O evento atenderá as populações carentes destas regiões do estado e levará cidadania, dignidade e respeito para milhares de pessoas. Os oito municípios piauienses contemplados nas duas etapas da feira foram: Gilbués, Curimatá, Avelino Lopes e Redenção do Gurguéia, na região sul. No norte foram José de Freitas, Barras, Luzilândia e Buriti dos Lopes. Nestas cidades as pessoas tiveram dias de festa e de muita informação.
Voltado para a população de baixa renda, o projeto atenderá as pessoas destes municípios do semiárido e também de cidades vizinhas onde serão impactadas pela Feira da Cidadania, que levará acesso a serviços como a emissão de certidão de nascimento, cédula de identidade e CPF, entre outros. Além disso, os cidadãos também poderão realizar consultas médicas e odontológicas gratuitamente.
Ações como a Feira da Cidadania trazem não apenas serviços sociais, mas também muita cultura e esporte. Com projetos culturais lúdicos, o evento contará com apresentação de grupos locais e de sucessos nacionais, unindo as diferentes gerações que vivem nos municípios e com isso trazendo um senso de pertencimento das pessoas que lá vivem, fortalecendo a relação com sua terra natal.

Em dois dias de evento, serão emitidos documentos e realizados atendimentos médicos, além de áreas específicas de recreação infantil e orientações sobre a prática de esportes e a contribuição delas para a inclusão social, a qualidade de vida e a melhoria da produtividade no trabalho.

O presidente do Conselho Nacional do SESI (Serviço Social da Indústria), João Henrique de Almeida Sousa, o presidente da FIEPI, Zé Filho, e alguns diretores e colaboradores do Sistema Indústria piauiense marcam presença na Feria da Cidadania para garantir a credibilidade das ações realizadas em prol das populações locais.

Jânio Holanda – ASCOM/FIEPI

Nenhum comentário: