Páginas

3 de fevereiro de 2018

Maranhão: Morre mais um candidato do concurso da PM após Teste de Aptidão Física


Morreu na madrugada deste sábado (3) mais um candidato do concurso da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). A vítima, identificada como Marcone Ferreira Cordeiro, de 29 anos, era cirurgião-dentista e concorria a uma das vagas de nível superior.

As primeiras informações dão conta de que após passar mal em um Teste de Aptidão Física (TAF), de uma das etapas do concurso, a vítima foi levada de ambulância para a UPA do Bacanga. Segundo a família de Marcone Ferreira, o problema teria se agravado, pois a ambulância não teria oxigênio para o socorro.

De acordo com o tio da vítima, identificado como Raimundo José de Sousa Ferreira, Marcone se sentiu mal após completar o teste realizado nessa sexta-feira (2) no campus do Bacanga da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A vítima deu entrada na UPA ainda na tarde de sexta-feira e foi medicado durante todo o dia, mas não resistiu e morreu.

O corpo da vítima foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) e está sendo velado no bairro Vila Esperança, em São Luís

O Imirante.com entrou em contato com a assessoria de comunicação do Governo do Estado, mas, até o momento, não obteve resposta para obter mais informações sobre o caso.

Por meio de nota, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), responsável pela aplicação do concurso, lamentou a morte do candidato e informou que Marcone Ferreira apresentou atestado médico, emitido por médico registrado no CRM, no qual foi declarado que ele estava apto para a realização do Teste de Aptidão Física (TAF). Confira a nota na íntegra:

“O Cebraspe lamenta a morte do candidato Marcone Ferreira Cordeiro, ocorrida na madrugada deste sábado. Este Centro aguarda informações sobre a causa da morte e esclarece que o referido candidato apresentou atestado médico, emitido por médico com registro no CRM, no qual foi declarado que ele estava apto especificamente à realização do teste de aptidão física desse concurso. Os testes físicos realizados pelo Cebraspe são sempre acompanhados por profissionais médicos e enfermeiros, além de ambulância equipada com mini UTI móvel e outros recursos de urgência e emergência, para atendimento médico imediato, inclusive equipamento desfibrilador e balões de oxigênio.

Esclarece-se, ainda, que o teste físico do concurso público da PMMA tem rigor menor que os realizados em certames da mesma natureza e que a fase visa, tão somente, assegurar que os candidatos aprovados tenham condições físicas mínimas para desempenhar as atribuições do cargo. O Cebraspe reitera seu pesar e se solidariza com os familiares do candidato. Por sua vez, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que foi assegurada toda assistência exigida pelo caso, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Itaqui-Bacanga. Informa, ainda, que o Serviço de Verificação de Óbito (SVO) emitirá laudo definitivo com a causa da morte.”


Fonte: Imirante.com

Nenhum comentário: