Páginas

1 de setembro de 2017

COMEÇA O SETEMBRO AMARELO, MÊS DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Começa nesta sexta-feira (01) o Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio. A campanha foi iniciada em 2014 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), com apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O Setembro Amarelo aborda a tentativa e a concretização do ato de se matar como um problema de saúde pública.
De acordo com o Centro de Valorização da Vida (CVV), a partir de dados do Mapa da Violência, 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, ou uma a cada 45 minutos, o que faz do país o oitavo com mais suicídios do planeta. São quase 800 mil vítimas por ano. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos suicídios podem ser prevenidos.
Os principais fatores de risco são transtornos mentais e histórico de tentativas de suicídio. Psiquiatras alertam que é importante ficar atento a familiares ou amigos com comportamento retraído e dificuldade de sociabilização, doença psiquiátrica, alcoolismo, ansiedade, mudança de personalidade, histórico familiar de suicídio, mudança de hábito alimentar ou de sono, tentativa de suicídio anterior, perda recente importante, doença física crônica, menções repetidas sobre morte, sentimentos de solidão, entre outros. 


Fonte: Camocim Online 

Nenhum comentário: