Páginas

3 de agosto de 2017

Facebook vai intensificar checagem de fatos para combater notícias falsas

Facebook vem orientando usuários a como identificar notícias falsas (Foto: Divulgação/Facebook)O Facebook deve enviar mais artigos potencialmente falsos para a checagem de fatos e mostrar as descobertas abaixo da publicação original, informou a maior rede social do mundo nesta quinta-feira (3), em um esforço para conter a circulação de notícias falsas.

Em comunicado, a companhia disse que começará a usar algoritmos para detectar notícias falsas em potencial e enviá-las aos verificadores de informação, potencialmente mostrando os resultados da checagem abaixo do artigo original.

O Facebook tem sido criticado como sendo um dos principais pontos de distribuição de notícias falsas, que muitos pensam ter influenciado o resultado das eleições presidenciais norte-americanas em 2016.

Questão global
O problema também se tornou tópico de discussões políticas na Europa, com os eleitores franceses inundados por notícias falsas antes das eleições presidenciais na França, em maio, e a Alemanha apoiando um plano para multar as redes sociais que não conseguirem remover publicações de ódio prontamente, antes de eleições em setembro.

Nesta quinta (3), o Facebook informou em um comunicado enviado separadamente em alemão que um teste da ferramenta de checagem de fatos estava sendo lançado nos Estados Unidos, na França, na Holanda e na Alemanha.

"Além de ver quais histórias são contestadas pelos verificadores de fatos terceirizados, as pessoas querem mais contexto para tomar decisões informadas sobre o que leem e compartilham", disse em Sara Su, gerente de produto do feed de notícias do Facebook, um blog.

Ela acrescentou que o Facebook seguirá testando sua ferramenta de "artigos relacionados" e trabalhará em outras mudanças no feed de notícias para conter informações falsas.


Fonte: G1

Nenhum comentário: