Páginas

28 de julho de 2017

Ondas de até quatro metros e rajadas de vento no fim de semana

A Capitania dos Portos do Ceará alerta para ventos fortes e ondas de até quatro metros no litoral do Nordeste, na área entre Natal (RN) e São Luís (MA), a partir das 9 horas deste sábado, 29, até 21 horas de domingo, 30. A recomendação da Marinha é que as embarcações de pequeno porte evitem navegar e que as demais redobrem atenção nestes dias de Mar Grosso (mar com ventos fortes).

A previsão do Departamento de Segurança do Tráfego Aquaviário é de ondas de três a quatro metros do sul de Sergipe, com vento forte ou muito forte do leste de Sergipe. A delimitação prevista pela Capitania é que as rajadas alcancem força entre nível 7 e 8.

As embarcações devem ter muita atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança.

Segundo o primeiro-tenente Francisco do Horizonte, chefe do Departamento de Segurança do Tráfego Aquaviário, normalmente a média das ondas é de até um metro. “Essas ondas de três a quatro metros não chegam a ser uma ressaca, porque a ressaca é quando as ondas quebram na praia. No momento, foi emitido alerta de mar grosso em áreas desabrigadas. Pode ser que a Marinha emita novo boletim se evoluir para uma ressaca”, explica.

O ápice dos ventos fortes ocorre no fim deste mês e início de agosto. "Em outubro, a faixa é de ventos (nível) 5, mais ou menos. Para a segunda quinzena de agosto, a força pode chegar até 10", afirma o primeiro-tenente. Ele reforça a orientação para os pescadores levarem aparelhos de rádio, celulares e manterem os avisos sobre a duração das operações em mar. "Às vezes, avisam à família e esquecem de dizer (à Capitania) que estão voltando em tal dia. Também é importante coletes salva-vidas e boias em bom estado de conservação", frisa ele.

Serviço
As informações sobre as previsões da Capitania podem ser acompanhadas no site da Capitania dos Portos do Ceará: https://www.mar.mil.br/cpce/


Fonte: O Povo Online

Nenhum comentário: