Páginas

28 de junho de 2017

SENAI Piauí realiza missão técnica internacional voltada para o setor apícola


O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), por meio de suas entidades realiza, entre os dias 3 e 7 de julho, nas cidades de Teresina, Picos, Santo Antonio de Lisboa, e Simplício Mendes uma Missão Técnica Internacional voltada para o setor apícola destes municípios com a participação de Thierry Durosselle, perito da ECTI Associação Independente (uma associação de franceses, especialistas em diversos setores industriais composta por voluntários que realizam missões técnicas em todo o mundo, em parceria com instituições internacionais).

Nesta ação serão contempladas cinco empresas do segmento da apicultura da região. As atividades a serem realizadas têm como finalidade fortalecer o setor apícola no Estado do Piauí, com ações de diagnóstico para realização de capacitação e consultoria em tecnologias, inovação, educação, gestão e qualidade de vida do trabalhador deste setor, abrangendo desde a produção até a venda e exportação.

A Missão, que envolve ainda consultores externos e colaboradores do SENAI do Piauí, iniciará no dia 3 em Teresina, com uma reunião de boas vindas, à 9h, no 5º andar do prédio da FIEPI, entre o presidente do Conselho Nacional do SESI, João Henrique Sousa, o diretor regional do SENAI e superintendente do SESI, Mardônio Neiva, o perito francês Thierry Durosselle e técnicos do SENAI. Logo após, a comitiva visitará o Laboratório de Qualidade de Controle em Alimentos (Laqual), do CTA – Centro de Tecnologia em Alimentos do SENAI-PI.

As atividades prosseguem no dia seguinte na cidade de Picos, às 7h, com um Café da Manhã, a ser realizado no Picos Hotel, reunindo empresários do setor apícola; o presidente do Conselho Nacional do SESI; João Henrique Sousa; o diretor regional do SENAI e superintendente do SESI, Mardônio Neiva; o perito Francês, Thierry Durosselle; técnicos do SENAI Piauí e do Departamento Nacional.Entre os dias 5 e 7 as empresas envolvidas receberão visitas de trabalho da comitiva.

Entre os objetivos da Missão estão: Elaborar plano para aumento da produtividade do setor para as empresas selecionadas; Aprimorar os serviços do SENAI para auxiliar na garantia da qualidade dos produtos apícolas, e Elaborar plano de incremento à exportação e venda destes produtos do Piauí para as empresas selecionadas.
A ação foi articulada pelo presidente do Conselho Nacional do SESI, João Henrique Sousa, durante missão internacional na França, no mês de abril, onde ele se reuniu com o presidente Bernard Cottrant e o diretor técnico internacional Phillipe Thevenet, da ECTI Associação Independente quando agendou a visita técnica de um perito da instituição para essas localidades.

“A apicultura no Estado do Piauí tem se consolidado como uma das atividades mais importantes do ponto de vista econômico, social e ambiental, uma vez que ao empregar mão de obra familiar e proporcionar geração de fluxo de renda, reduzindo a dependência dos produtos agrícolas de subsistência, favorece a fixação do homem no campo”, explicou o presidente da FIEPI, Antonio José de Moraes Souza Filho, acrescentando que ações da instituição para o setor já beneficiaram centenas de apicultores de diversos municípios.

Formação do Perito francês Thierry Duroselle

Possui doutorado em Biologia/Bioquímica pela Universidade Pierre et Marie Curie (Paris VI) – Paris / com formação em Marketing/Comercial

Experiência do Perito em educação:

Assistência para a formação dos apicultores

Suporte para a produção de mel por apicultores associação de Costa Rica

Auxilia no desenvolvimento e implementação de um plano de marketing para vender China verde Tianlu chá

Suporte para um piloto de apicultura

Suporte para o desenvolvimento da atividade de apicultura orgânica

CSECE-Conf Europ Idosos Exp Serv

Suporte para a produção de mel, seleção de rainhas, fitossanitárias, fitness

Suporte para o desenvolvimento de EABC incluindo a implantação de laboratórios de certificação de produtos naturais

Assistência de marketing de produtos e farmácias veterinárias


Jânio Holanda – ASCOM/FIEPI

Nenhum comentário: