Páginas

20 de abril de 2017

DNIT e Exército vão montar ponte provisória em trecho danificado da BR-402



O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Paulo de Tarso Cronemberger, divulgou nesta quinta-feira (20) que vai montar uma ponte provisória em cima do trecho danificado da Ponte do Retiro, na BR-402, divisa do Piauí com Ceará. O trabalho contará com a mão de obra do Exército Brasileiro.
"Estamos tomando providências para retomada do tráfego na região o mais rápido possível, com a aplicação de pranchões de madeira, que possam preencher esse vão danificado e depois com mais clareza definir uma solução definitiva. Essa ponte provisória é uma medida paleativa e contaremos com ajuda do Exército", explicou.

Ao G1, o superintendente destacou que o Exército já tem o material para obra estocado em Piripiri. Ele participa de uma reunião nesta quinta-feira no 2º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC) para definir o início e o tempo de conclusão da ponte provisória.

Para Paulo de Tarso, a solução definitiva para o problema vai depender do resultado da análise técnica na Ponte do Retiro e isto não tem previsão. Enquanto isso, veículos pesados e automóveis estão proibidos de passar pela ponte, que liga o litoral piauiense a Chaval, Barroquinha, Camocim, Granja, Jericoacoara e outras cidades do estado do Ceará, conforme infomou o Bom Dia Piauí.

"Temos duas possibilidades para o estrago na cabeceira da ponte. A primeira é que a laje de aproximação do pavimento em relação a ponte tenha rompido por carreamento de material, devido à chuva ou afundamento ao longo do tempo. A outra é um encontro entre paredes que tenha um vazio que decorre do declíno do pavimento. Vamos ter que quebrar a laje para verificar qual a solução", falou.

Como medida provisória para o tráfego, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) indicou um novo desvio, que deixa o trajeto entre Parnaíba e Camocim 120 quilômetros mais distante. A interdição ocorreu às 10h dessa quarta-feira (19) por conta de avarias na cabeceira da ponte e apenas motocicletas, bicicletas e pedestres estão liberados a trafegar pelo local.


Fonte: G1 / PI

Nenhum comentário: