Páginas

15 de março de 2017

Por que o jeans ‘skinny’ pode ser a causa de sua dor nas costas


Muitas mulheres sofrem com dor nas costas e a causa disso pode estar onde elas menos esperam. Segundo a Associação Britânica de Quiropraxia (BCA, na sigla em inglês), peças do guarda-roupa podem ser as responsáveis pela dor nas costas de três quartos das mulheres. Os médicos identificaram tensões na região da coluna relacionadas sobretudo às calças ‘skinny’, mas também aos casacos grandes com capuz pesados e às bolsas transversais.

Entre as 1.062 mulheres entrevistas no Reino Unido, 73% sofriam de dores nas costas e 33% não sabiam que a escolha da roupa poderia estar envolvida. Os jeans ‘skinny’ eram o item mais popular, usado por 48% das entrevistadas, seguido por bolsas transversais, casacos com grandes capuzes, sapatos de salto alto e sandálias ‘mule’, aquelas sem proteção no calcanhar.
Movimentos restritos

Qualquer tipo de roupa que restrinja a locomoção, ou que leve a pessoa a se movimentar de forma não natural, pode ter um impacto negativo na postura, nas costas ou no pescoço, de acordo com a BCA. 

Bolsas pesadas e sobrecarregadas já são antigos conhecidos, mas alguns itens inesperados, como a calça jeans, também podem causar danos – eles restringem o movimento em áreas como os quadris e joelhos, afetando a maneira como sustentamos nossos corpos. Já capuzes muito grandes podem exigir um esforço maior do pescoço. 

“Sempre me surpreendo com a quantidade de pacientes que não sabem que suas roupas e acessórios podem afetar a saúde da coluna e a própria postura, e como muitos preferem continuar com essas escolhas”, disse Tim Hutchful, especialista da instituição, ao jornal britânico Telegraph.

Corpo no limite
Para Hutchful, os jeans ‘skinny’ podem reduzir a mobilidade, até mesmo de andar. “Roupas restritivas podem levar a uma perda de fluidez em seu passo e nas qualidades naturais de absorção de choque de sua caminhada, causando pressão nas articulações. Mangas bufantes podem fazer com que você posicione os braços de uma maneira incomum, então mais uma vez seu corpo estará compensando suas escolhas de moda.”, explica. Saltos altos e rasteirinhas, que podem afetar a forma como as mulheres andam, também foram identificados como um problema.

No entanto, a pesquisa não visa servir como uma proibição, mas como um alerta. “Não estamos dizendo que parem de usar as roupas que gostam, apenas que há maneiras fáceis de você reduzir seu impacto sobre a postura e saúde em geral”, salienta.

A dica é limitar o número de vezes que você usa calças jeans mais justas ou salto alto durante a semana, por exemplo, e usar mochilas mais confortáveis quando for carregar muito peso, dando um tempo ao seu corpo.


Fonte: Veja.com

Nenhum comentário: