Páginas

25 de fevereiro de 2017

Gêmeos investigados pela polícia na operação Tsunami fogem da Irmão Guido


Pelo menos 26 detentos fugiram da Penitenciária Irmão Guido neste sábado (25) após cavarem um túnel, que partia da cela 16 do Pavilhão C e levava à área externa da unidade. A informação é do presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí, José Roberto Pereira. Os agentes encontraram um buraco aberto no muro da unidade, por onde os presos teriam passado (foto ao lado).

Dentre os detentos que conseguiram escapar, estão os gêmeos Alan e Alex, citados pela Polícia Civil na Operação Tsunami, deflagrada na quarta-feira (22), como os líderes de uma quadrilha especializada em roubos a casas de luxo no litoral e estouros de caixas eletrônicos. Alan e Alex cumpriam pena na Irmão Guido, dividiam a mesma cela e comandavam todas as ações do grupo de dentro da unidade por meio de cartas e mandando recados através de suas visitas.

A presidência do Sinpoljuspi informou que Alan já foi recapturado na manhã de hoje (25), mas não soube dar mais detalhes de onde nem de como sua prisão aconteceu. “Nós recebemos apenas a informação, agora há pouco, de que o Alan já tinha sido recapturado por uma equipe do RONE, agora o irmão dele, o Alex, nós não sabemos ainda onde está. Pode ser que com o Alan preso de novo, seja mais fácil chegar ao Alex”, diz José Roberto Pereira.

O presidente do Sinpoljuspi acrescenta ainda que o buraco encontrado na parede da Irmão Guido parece ter sido aberto por fora, o que leva os agentes a acreditarem que os presos possam ter contratado pessoas para executar o serviço com hora marcada. José Roberto destaca ainda que, anteriormente nesta semana, circulou pelas redes sociais um vídeo dos irmãos Alan e Alex, gravado por um celular, fazendo ameaças de dentro da cela onde estavam recolhidos na Irmão Guido.

“Já ficou claro, a partir disso aí, que eles tinham contato com gente aqui fora, então não ficaria difícil arquitetar uma fuga dessas. Eles cavaram o túnel e quando chegaram ao muro, já encontraram a abertura e tiveram só que sair”, diz José Roberto. Ele destaca ainda que, no momento em que a fuga foi percebida pelos agentes, havia apenas um policial militar fazendo a segurança externa do presídio numa guarita. A Secretaria de Justiça ainda não se pronunciou acerca do caso.


Fonte: Portal O Dia

Nenhum comentário: