Páginas

12 de fevereiro de 2017

EUA e Japão pedem à Coreia do Norte que pare provocações após teste de míssil


O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e presidente americano, Donald Trump, criticam o teste de míssil feito pela Coreia do Norte (Foto: Carlos Barria/Reuters)
O presidente americano, Donald Trump, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, responderam ao teste de um míssil por parte da Coreia do Norte ameaçando Pyongyang a deter suas provocações e assegurando que Tóquio e Washington estão juntos "cem por cento".

Em pronunciamento conjunto, Trump afirmou que os EUA estão "cem por cento junto com o aliado". Já Abe pediu ao regime comunista de Pyongyang que cumpra as resoluções do Conselho de Segurança da ONU que proíbem o desenvolvimento nuclear militar e limitam a tecnologia de mísseis do país. "O lançamento norte-coreano de um míssil é totalmente intolerável", afirmou o primeiro-ministro japonês.

As declarações ocorrem após a Coreia do Norte lançar um míssil balístico rumo ao Mar do Japão, o primeiro desde que o presidente americano assumiu o cargo, em 20 de janeiro.

O pronunciamento conjunto foi feito em um resort de Mar-a-Lago, na Flórida, de propriedade da Trump Organization. Ele foi breve e ocorreu horas após um jantar entre os dois líderes, que buscam estabelecer uma relação mais próxima com a visita do premiê japonês aos EUA.


Fonte: Veja.com

Nenhum comentário: