Páginas

11 de janeiro de 2017

BC reduz taxa básica de juros para 13,00% ao ano



Na primeira reunião de 2017, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira, 11, reduzir a Selic em 0,75 ponto porcentual. Assim, a taxa básica de juros da economia passa a ser de 13% ao ano. Apenas parte dos analistas previa um corte dessa magnitude, já que a maioria do mercado ainda apostava em redução de 0,50 ponto. A decisão foi unânime.

No comunicado divulgado após a decisão, o BC diz que cogitou fazer um corte menor do juro, para 13,25%, e sinalizar uma queda maior na próxima reunião. De acordo com a autoridade, entretanto, a combinação entre fraca atividade econômica e expectativas de inflação ancoradas permitiu uma redução mais agressiva.

O BC ainda avalia que a inflação está com trajetória mais favorável, o que pode ajudar em sua meta de levar o índice para o centro da meta, de 4,5% ao ano. Também nesta quarta, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) encerrou 2016 em alta de 6,29%. Em 2015, o IPCA avançou 10,67%.

Também pesou na avaliação do BC a percepção de que a aprovação e implementação das reformas e ajustes necessários na economia pode ocorrer de forma mais rápido do que o previsto.

De acordo com as projeções de economistas divulgadas no último relatório de mercado Focus, o juro básico da economia deve terminar 2017 em 10,25% ao ano.


Fonte: ISTOÉ

Nenhum comentário: