Páginas

8 de dezembro de 2016

Egípcia com cerca de 500 kg será levada à Índia para ser operada


Pesando cerca de 500 kg, a egípcia Eman Ahmed Adb Aty é provavelmente a mulher mais obesa do mundo. Seu estado de saúde é tão crítico que ela mal consegue se mover. Aos 36 anos, sem sair de casa desde os 11, Eman será levada em um avião fretado para a Índia, onde passará por uma cirurgia de redução do estômago. O médico Muffazal Lakdawala, que fará a operação, chegou a procurar um ministro indiano para liberar um visto para a mulher, cuja família tem poucos recursos financeiros.
A família procurou Lakdawala, em outubro, após a recomendação de um amigo. O médico, imediatamente, começou a juntar dinheiro para ajudar nos custos do translado, até que a embaixada da Índia em Cairo negou um visto para Eman, uma vez que ela não poderia viajar sozinha. No Twitter, o doutor recorreu à ministra de Relações Exteriores da Índia, Sushma Swaraj, que logo se disponibilizou a resolver o impasse. A viagem pode acontecer já na próxima semana, dependendo de trâmites burocráticos.

Segundo a família de Eman, ela não sai de casa há 25 anos por sua imobilidade e pesa 500 kg. Caso esta informação seja verdadeira, ela se tornaria a mulher viva mais pesada do mundo, na frente da atual recordista Pauline Potter, americana que pesava 292 kg em 2010.

De acordo com a análise de documentos e relatórios médicos, o doutor Lakdawala estima que a egípcia pese pelo menos 450 kg.

“Eles disseram que, quando ela tinha 11 anos, ganhou um imenso peso que a impediu de levantar-se, fazendo necessário que rastejasse. Até que ela sofreu um derrame que a deixou acamada, não permitindo que saísse de casa desde então”, afirmou o doutor à rede britânica “BBC”.

Apesar de ter sido diagnosticada com elefantíase, o médico indiano acredita que a mulher sofra, na verdade, de um linfodema relacionado à obesidade.

“Ela precisará ficar em Mumbai por dois ou três meses para a cirurgia e o tratamento posterior. Mas serão necessários dois ou três anos para que seu peso fique abaixo de 100 kg. Eu estou esperançoso que consiga ajudá-la, mas não digo que estou confiante pois isto seria um exagero”, confessou à “BBC” o médico.


Fonte: O GLOBO

Nenhum comentário: