Páginas

23 de julho de 2016

Jovem com câncer faz campanha para realizar transplante de medula



Cecília Leuzienne, de 26 anos, faz campanha para arrecadar recursos financeiros para a realização de um autotransplante de medula. A jovem viaja para Natal, no Rio Grande do Norte, na próxima quinta-feira (28) para realizar o procedimento, chance de cura de Cecília, que luta contra o Linfoma de Hodgkin, desde 2013. A doença afeta o sistema linfático e as células de imunidade.

Alguns custos da viagem, permanência e manutenção do tratamento terão auxílio do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI). Porém, os valores ainda são bastante altos para a família de baixa renda, que está precisando de doações.
Quando descobriu o câncer, Cecília, que é natural de Maceió (AL), mas reside em Teresina para tratamento, realizou quimioterapias, porém a doença apresentou quadro de reincidência e agora a maior esperança de cura é o autotransplante de medula. Já no segundo tratamento, desempregada e mãe de uma filha de 6 anos, Cecília terá a viagem custeada pelo programa do SUS - Tratamento Fora de Domicílio (TFD). No entanto, o tratamento após o autotransplante não tem prazo definido para encerrar e a família não sabe quando retornará ao Piauí.

Atualmente, a família da jovem não tem condições de arcar com despesas como estadia, alimentação e locomoção. “Sabemos que os custos são muito altos, contamos com a ajuda da Rede Feminina, que já auxilia muitos outros pacientes, mas precisamos contar com mais pessoas. Mesmo com os programas do SUS, existem medicamentos, suplementos e gastos diários que são pesados para quem está desempregada”, conta Cecília.

Atualmente, Cecília mora com a filha e o pai, Severiano Joaquim da Silva, em uma quitinete no centro de Teresina. Por meio de uma página no Facebook, a família e voluntárias da RFCC-PI estão realizando a campanha Ajude Cecília.

Os interessados em ajudar podem fazer doações para Agência 0638, Conta 30821-9, Operação 013, no nome de Cecília Leuzienne O. Silva.


Fonte: Portal AZ

Nenhum comentário: