Páginas

14 de janeiro de 2016

Barra Grande chama atenção pela beleza e bons ventos

A cinco horas da capital piauiense, Barra Grande chama atenção pelos bons ventos e o mar quente, além da paisagem exuberante do menor litoral do país.  As praias fazem divisa com o estado do Ceará e já conquistaram turistas e amantes do Kitesurf. É o que descreve o jornalista Roberto de Oliveira, da Folha de São Paulo em reportagem publicada nesta quinta-feira (14).
Barra Grande(Imagem:Folha Press)
Após as 17h o espetáculo é garantido na singela vila de pescadores, o por do sol à beira-mar desenham cenas fascinantes, parada obrigatória. As águas claras do mar, quase azul-turquesa, refletem o vai e vem das pipas coloridas. 
Por do sol em Barra Grande(Imagem:Folha Press)
Entre os meses de agosto e dezembro o vento nordeste passa por toda a costa da região, compondo o cenário ideal para impulsionar as pipas dos kitesurfistas, que chegam principalmente da Europa, para passar horas deslizando sobre as águas, até que o sol se ponha.
Praia de Barra Grande(Imagem:Folha Press)

Apelidade carinhosamente de “meca do surf” , Barra Grande tem destaque no mapa do esporte. A vila está entre a Rota das Emoções, projeto turístico que liga a capital Maranhense à Fortaleza (CE), roteiro que abrange a belíssima praia de Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses, traçado imprescindível para os fãs de ecoturismo.
 
Kitesurf
Nos últimos dez anos a pequena vila com pouco mais de 1800 habitantes sofre transformação com visitantes dos mais diversos países da América e Europa. Situada a cerca de 400 quilômetros de Teresina, a vida no local permanece pacata, principalmente pela dificuldade de acesso. Tornou-se ponto de refugio para quem necessita relaxar, um típico paraíso a beira-mar. 
Kitesurf em Barra Grande(Imagem:Folha Press)
Há quem compare a pacata vila à Jericocoara há 20 anos, com ruas de areia praiana, pousadas, bares e restaurantes de estilo rústico-chique, abertos somente após o pôr do sol. As praias quase sempre desertas e extensas, convidam o turista à passear descontraído, nas areias soltas, aproveitando os encantos das paisagens. As piscinas naturais de água morna e cristalina formam-se com a maré baixa, pequenos espelhos do céu azul. 
Com apenas 66 quilômetros de extensão, o Piauí tem o menor trecho do litoral brasileiro, porém é motivo de orgulho para piauienses e paixão de esportistas estrangeiros. 
 
Como Chegar 
O aeroporto de Teresina recebe voos de grande cidades como Campinas, Recife, Brasília e São Luís. O aeroporto de Parnaíba recebe voos de Fortaleza. Da capital  o percurso é feito pela BR 343, até Parnaíba, seguindo pela “Rota Turística”, na BR 402, até Barra Grande. 
Na pequena vila não  há postos de combustíveis ou caixas bancários. As cidades de Parnapiba e Piripiri são opções para essas estruturas. 




Fonte: GP1

7 comentários:

Unknown disse...

Eu acho q e parnaiba, luis correia e cajueiro da praia pois piripiri ja fica ah uns 180 quilometros do litotal rsrsrs

Unknown disse...

Eu acho q esta errado pois a cidade de cajueiro da praia fica a uns tres quilometros de barra grande e la tem sim posto de combustiveis e luis correia q fica a uns 60 quilomentros q tbm tem postos de combustiveis bancos e etc e piripiri q fica a uns 180 quilometros do nosso lindo litoral blz

Unknown disse...

Negativo meu caro essas informações estao erradas pois existem agências bancárias e varios postos de combustíveis nas cidades de luis correia seguindo pela 343 ainda a 20 quilomentros de barra grande vc encontra em camurupim mais um posto de combustível, farmácia e restaurante e mais ainda a uns 3 quilômetros de barra grande a cidade de cajueiro da praia com posto de combustível, farmácias e restaurantes e agencia bancaria etc

batista sotero disse...

Só uma pequena observação: Barra Grande é: digamos assim; um bairro da Cidade de cajueiro da Praia!
Cidade essa que tem o básico! É claro que se um turista quer só descontrair, curtir, então ta num bom lugar, mais não pode é adoecer, sofrer um acidente ou coisa parecida, porque nesse caso eu acho que até piripiri procura recursos em Parnaíba.

batista sotero disse...

É verdade! Conheço muito bem.

Adriana disse...

"A vida no local permanece pacata principalmente pela dificuldade de acesso". Dificuldade de acesso a barra grande desde quando? AAff..

Unknown disse...

voce esta equivocado mandando pessoas para a lua emquanto a cidade de cajueiro ,chaval e luis correia estao bem proximas.