Páginas

3 de março de 2015

Gêmeo que sobreviveu a cirurgia de separação continua em estado grave

pai faz homenagem a gêmeos siameses em GoIânia, Goiás (Foto: Reprodução/Facebook)
Pai posta foto com Heitor em UTI
(Foto: Reprodução/Facebook)
Uma semana após passar pela cirurgia de separação, o gêmeo siamês Heitor Brandão, de 5 anos, segue internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva  (UTI) Pediátrica do Hospital Materno Infantil (HMI), em Goiânia. No entanto, o quadro clínico do menino é estável e ele já se alimenta por meio de dieta líquida, não apresenta febre e respira com o auxílio de oxigênio inalatório.
Heitor foi separado do irmão, Arthur, na última terça-feira (24). A cirurgia de separação durou mais de 15 horas e envolveu 51 profissionais, terminando na madrugada do dia 25. Na sexta-feira (27), Arthur sofreu duas paradas cardíacas e não resistiu. O menino foi enterrado na Bahia.
Segundo o cirurgião pediátrico Zacharias Calil, que acompanha os gêmeos desde o nascimento, a equipe médica está atenta à cobertura de pele usada no abdômen e da bacia . "Ali que nos deixa preocupados devido à coloração estar um pouco escura, mas temos outros meios de tentar melhorar isso lá na frente se por ventura houver algum problema", afirma.A recuperação de Heitor ocorre dentro do esperado pelos médicos. O pai do menino, Delson Brandão, postou uma foto dando água para o filho. "Minha angústia acabou quando você me pediu água e eu lhe dei pra acabar com sua sede. Obrigado Jesus!", diz. Antes, ele já havia feito publicações sobre a melhora do garoto.
Siameses
A mãe dos siameses, a professora Eliana Brandão, se mudou de Riacho de Santanapara Goiânia um mês antes do nascimento dos filhos para que eles tivessem acompanhamento desde o parto, em maio de 2009. Após o nascimento, ela voltou para a terra natal por um período e, desde 2010, mora em Goiânia com os siameses. O marido e a filha mais velha, de 7 anos, continuaram no Nordeste.

Os gêmeos eram unidos pelo tórax, abdômen e bacia, compartilhando o fígado e genitália. Desde que nasceram, eles eram preparados para a cirurgia de separação. Os siameses passaram por 15 procedimentos cirúrgicos, entre eles alguns para implantação de expansores no corpo para que tivessem pele suficiente para a separação.
Arthur e Heitor agradecem às mensagens de apoio em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)
Arthur e Heitor antes da separação
(Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)
Os meninos só alcançaram as condições necessárias para a cirurgia neste ano. Após o procedimento de separação, os médicos informaram que tiveram uma boa notícia, pois, diferentemente do que acreditavam, cada um dos gêmeos tinha um intestino, uma bexiga e uma vesícula.
Horas antes de Arthur morrer, a mãe e o pai visitaram as crianças e viram Heitor acordado pela primeira vez. Eles se emocionaram ao ver o filho abrir os olhos e chamar por Arthur. "Fiquei muito emocionada, sem palavras. Não dá para descrever tamanha emoção, apenas sentir. Não esperávamos vê-lo acordado. Quando chegamos e falei o nome dele, ele abriu os olhos. Levei-o para ver o Arthur e ele jogou beijos para o irmão, que estava dormindo", contou.

Fonte: G1

Nenhum comentário: