Páginas

12 de janeiro de 2021

BNB vai lançar linha de crédito exclusiva para mulheres

O Banco do Nordeste (BNB) vai lançar uma nova linha de crédito específica para fomentar o empreendedorismo feminino. Para isso, foi assinado na segunda-feira, 11, um contrato com o Banco Europeu de Investimentos (BEI) para captação de recursos, no valor de 200 milhões de euros. Os recursos serão aplicados por meio do Crediamigo, considerado hoje o maior programa de microcrédito da América do Sul.

A data de lançamento ainda não foi divulgada. Mas a linha de financiamento prevê empréstimos de até € 1.000, aproximadamente R$ 6.550 (considerando a cotação de 7 de janeiro), e terá prazo máximo de três anos, sem garantia da União, sendo o pagamento do principal no final - com juros, podendo ser mensal, semestral ou anual, a critério do Banco do Nordeste.

De acordo com o BNB, o foco da ação visa ao enfrentamento das consequências econômicas da crise sanitária e ao combate à extrema pobreza, além de contribuir para a temática de gênero, considerando que as mulheres têm participação significativa nas operações de microcrédito.

Na carteira ativa do Crediamigo, atualmente, 66% dos clientes são mulheres. Para o presidente do BNB, Romildo Rolim, a ação, em parceria com o BEI, cria um mecanismo com potencial de largo alcance para as microempreendedoras da área de atuação do BNB.

"A nova linha de financiamento constitui uma política a mais dentro do esforço de manter a renda da população, incentivando o empreendedorismo no segmento, e traduz a credibilidade do BNB em âmbito internacional".

O BEI, com sede em Luxemburgo, é braço financeiro da União Europeia e concede empréstimos aos setores público e privado, apoiando empresas e empreendedores por meio de bancos locais ou regionais, a exemplo do Banco do Nordeste. Também financia diretamente empresas de maior porte, desde que os projetos observem elevados padrões técnicos, ambientais e sociais.


Fonte: O Povo Online

Nenhum comentário: