Páginas

7 de fevereiro de 2019

Prefeitura de Parnaíba Promove Encontro Pedagógico


A Prefeitura de Parnaíba junto com a Secretaria Municipal de Educação promoveu no período de 04 a 06 de Fevereiro o “Encontro Pedagógico 2019”. O ciclo de palestras contou com a participação de palestrantes das mais variadas áreas da Educação, sendo todos de Parnaíba.
A abertura do evento aconteceu na noite da última segunda-feira (04), no Auditório Prof. José Camillo da Silveira Filho da Universidade Federal do Delta – UFDPA, Campus Ministro Reis Veloso com a participação do Prefeito, Dr. Francisco de Assis de Moraes Souza (Mão Santa) e do Secretário Municipal de Educação, Rafael Alves de Sousa. O Vereador Daniel Jackson representou o Legislativo Municipal.

O Encontro Pedagógico teve inicio com apresentações culturais do grupo de capoeira e maracá do professor Dárcio, protagonizadas por alunos do “Projeto Mais Educação”, coordenado pela professora Rosalina Viana.
O Secretário Municipal de Educação, Rafael Alves de Sousa abriu oficialmente o Encontro enfatizando a importância do evento para a melhoria da formação continuada dos professores da Rede Municipal de Ensino. “É uma satisfação grande pra min esse momento. Estando junto de vocês eu me sinto em casa, pois estamos enlaçados pela profissão de professor. Sou filho de professora aposentada do Estado e é uma satisfação, Sr. Prefeito, estarmos aqui reunidos com os profissionais que fazem realmente a Educação de Parnaíba acontecer. Nossa meta para 2019 é melhorarmos ainda mais as estruturas físicas das Escolas Municipais, melhorando assim as condições de trabalho para os professores e de estudo para nossos alunos”, pontou Rafael Alves.
“Desde o inicio da gestão, muitas Escolas já foram inauguradas e outras tantas foram reformadas. É importante ressaltar e agradecer o apoio e a parceria da Secretária de Infraestrutura, Dr. Maria das Graças Nunes (Gracinha) que sempre atende as demandas da Educação”, disse.

O prefeito Mão Santa enfatizou aos professores “a importância que a Educação tem na formação de todas as outras profissões”. Mão Santa relembrou ainda de um grande parnaibano e amigo que fez muito pela Educação: João Paulo dos Reis Veloso. “João Paulo dos Reis Veloso fez muito pela Educação de Parnaíba tanto que essa Universidade leva o seu nome. Reafirmo aqui diante de todos vocês o meu compromisso de transformar a Educação de Parnaíba numa Educação de qualidade e, para tanto, conto com o apoio de todos vocês”, disse.

Marilda Pessoa encerrou a primeira noite do Encontro Pedagógico 2019 com a palestra: “Desafios na Sala de Aula: Dimensões Possíveis”.

Na terça-feira (05), o ciclo de palestras e oficinas aconteceu na Escola Roland Jacob: Francisco Afrânio Teles expôs sobre o “Planejamento e Seus Desafios na Sala de Aula”; Elma Pereira Brito expôs sobre “Os Impactos da Alfabetização Não Ativa no Decorrer da Vida Escolar”; Clesivane do Socorro do Nascimento expôs o tema: “Libras a Voz dos Surdos”; Rosalice Albuquerque Loiola expôs sobre “Os Desafios da Educação Inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado como Ferramenta de Inclusão”. Finalizando as atividades da terça-feira (05) foi realizada a oficina de “Educação de Jovens e Adultos”.

Na quarta-feira (06), último dia do Encontro, o ciclo de palestra foi realizado na Escola Roland Jacob e na Escola dos Capuchinhos: Dania Ribeiro expôs sobre “Mentalidade, Relações e o Poder dos Pais no Inicio da Vida Escolar”; Regina Schmidlin expôs sobre os “Desafios e Expectativas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano, Elencados a BNCC”; Damares Teles expôs sobre o “Planejamento, Livro Didático e Paradidático em Perspectiva da BNCC”; João Carlos Borges expôs sobre “A Influência do Contexto Social, Histórico e Cultural na Relação dos Alunos na Escola”; outra atividade que fez parte da programação do “Encontro Pedagógico 2019” foi a Mesa Redonda que tratou da “Parceria, Gestão e Docentes: Motivação e Desafios do Cenário Escolar”, tendo como Mediadores: Davi Fontenele, Fátima Nogueira, Karliane Silva, Gilvania Quaresma, Antônio Roberto, Emmanuella Aguiar e Jaira Gardênia.

O Prefeito Mão Santa e o Secretário Municipal de Educação, Rafael Alves agradecem a participação, a colaboração e o empenho de todos que participaram, direta e indiretamente, para o sucesso do evento.

Nenhum comentário: