Páginas

27 de setembro de 2017

Bebê que nasceu com quase 6 quilos é caso raro, diz pediatra


caso da bebê que nasceu com quase 6 quilos em Cascavel, no oeste do Paraná, é considerado raro, afirma a pediatra Lorena Barbieri. De acordo com a especialista, as principais causas da macrossomia, como é chamada a condição, são a diabetes gestacional e a hereditariedade, e é mais comum em meninos.

Gabrielly Trevisan Ferreira, nasceu de cesárea no dia 19, no Hospital Universitário de Cascavel, com 5,720 quilos e 54 centímetros, cerca de 2 quilos acima da média para recém-nascidos, que é de 4 quilos, e o equivalente ao peso de um bebê de dois meses.
“Algumas mães por algum motivo têm filhos grandes. É raro um caso assim. A diabetes gestacional, que atinge a mãe, é diagnosticada durante o pré-natal, controlada com uma dieta alimentar e quase desaparece depois da gravidez. A criança deve ser acompanhada normalmente, mesmo a macrossomia não sendo um risco para a saúde dela”, aponta a pediatra.

O caso chamou a atenção de enfermeiras e também do médico que fez o parto.
“O médico disse que nunca tinha visto nada igual”, conta a mãe, Maiara Trevisan Ferreira, de 36 anos, que mora em Formosa do Oeste. Ela explica ainda que não teve qualquer problema durante a gravidez, exceto uma infecção urinária e o fato de ter produzido muito líquido amniótico, como se estivesse esperando gêmeos.

Por conta do peso da criança, a gravidez, a terceira de Maiara, foi considerada de risco.

Já Grabielly se desenvolveu normalmente. Porém, em função do crescimento além do normal, ela também nasceu com o coração maior. Por conta da cardiopatia, ela ainda segue internada e sendo acompanhada pelos médicos. A expectativa é que em breve ela deixe o hospital.

“Para os órgãos, este crescimento não é tão bom. Mas, ela está recebendo o tratamento e os cuidados necessários e já até emagreceu 600 gramas, o que é melhor ainda para o desenvolvimento dela, explicou o médico. É comum que as crianças percam peso logo depois de nascer. E, no caso dela, acaba perdendo mais ainda”, disse a mãe.

Maira lembra ainda que o filho que hoje tem cinco anos nasceu com o mesmo tamanho de Gabrielly, 54 centímetros, mas com pouco mais de 4,2 quilos. A primeira filha, agora com 15 anos, nasceu com 3 quilos. Com três filhos, o que ela considera sificiente, decidiu fazer laqueadura.

Fonte: G1

Nenhum comentário: