Páginas

20 de junho de 2017

Governador confirma Cleandro Moura para procurador-geral de Justiça


Governador confirmou Cleandro Moura para o cargo de procurador-geral de Justiça (Foto: Reprodução/Instagram)
O governador Wellington Dias (PT) usou o seu perfil do Instagram na noite dessa segunda-feira (19) para confirmar o nome do promotor Cleandro Moura na chefia do Ministério Público do Piauí, por mais dois anos. O atual procurador-geral de Justiça foi o mais votado na eleição para compor a listra típlice, apresentada por promotores do estado, que também tinha os nomes dos promotores Paulo Rubens e Hugo Cardoso.

"Estou anunciando aqui Cleandro Moura, o mais votado, para assumir novamente o cargo. Confio no trabalho que ele vem realizando e tenho certeza que o seu novo mandato trará ainda mais conquistas para o Ministério Público do Piauí", declarou o governador em rede social.

A votação para procurador-geral de Justiça foi marcada por polêmicas. A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) chegou a aprovar a mudança na Constituição do Piauí, proibindo os 171 promotores de concorrerem ao cargo máximo do Ministério Público, direito garantido há 20 anos.

A Associação Piauiense do Ministério Público (APMP) se manifestou contra a mudança e declarou que a decisão era um ataque à independência do MP.

O caso chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF), onde o ministro Alexandre de Moraes concedeu liminar considerando 'inconstitucional' a emenda aprovada pela Alepi. Além de suspender a eficácia da norma contida na Emenda Constitucional, na decisão o ministro restituiu plena vigência e eficácia a disciplina da Lei Orgânica estadual do Minsitério Público do Piauí.

Perfil
O atual Procurador Geral, Cleandro Alves de Moura, é piauiense e entrou no Ministério Público em 1996. Iniciou a carreira como promotor de justiça substituto nas promotorias de justiça de Avelino Lopes, Parnaguá e Curimatá. Respondeu, também, por inúmeras promotorias como as de São Gonçalo, Pio IX, Santa Cruz, Cocal, Luzilândia, Esperantina, Barras e Luis Correia.

Cleandro Moura já ocupou os cargos de coordenador-geral do Procon/MP-PI, sub-coordenador do Procon de Parnaíba e membro do grupo de promotores designado para desenvolver ações de combate ao crime organizado e atos de improbidade.


Fonte: G1

Nenhum comentário: