Páginas

20 de abril de 2017

Deputada pede que PF investigue o desafio 'Baleia Azul'


A deputada Eliziane Gama (PPS-MA) solicitou à Polícia Federal, nesta quarta-feira, que investigue o desafio "baleia azul", que incentiva a automutilação e o suicídio entre jovens e adolescentes.

O ofício foi endereçado ao diretor-geral da PF, Leandro Daiello, e pede a abertura de inquérito para se chegar aos responsáveis pela propagação do jogo, praticado em grupos fechados nas redes sociais.

Segundo a deputada, a intenção é que os investigadores busquem e identifiquem os chamados “curadores”, que são os responsáveis por enviar ao participante do jogo os desafios que este deve encarar, o que incluiria a retirada da própria vida. A deputada disse que reforçará o pedido ao ministro da Justiça Osmar Serraglio.

Ela disse também que pedirá ao presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DM-RJ), que transforme o plenário da Casa, em data a ser definida, em comissão geral para debater o tema que é relevante para o conjunto da sociedade.

— Um jogo que esta trazendo pânico e terror para as famílias brasileiras. É algo terrível. O jogo tem origem na Rússia, mas os monitores desse jogo são brasileiros. São os chamados curadores. Eles podem ser enquadrados no crime que tipifica o induzimento ao suicídio, a lesão corporal e ameaça. Se você soma todos esses crimes podemos chegar até 40 anos de reclusão — disse Eliziane.

Senador pede CPI
O senador Magno Malta (PR-ES) também pediu, nesta quarta, urgência para a leitura do requerimento de instalação da CPI dos Maus Tratos Infantis, com o objetivo de investigar diversos tipos de violência contra crianças. Um dos argumentos foi o jogo da Baleia Azul.


Fonte: O Globo

Nenhum comentário: