Páginas

30 de janeiro de 2017

Cocal recebe duas médicas cubanas em nova etapa do Programa Mais Médicos



A Prefeitura de Cocal recebeu, neste sábado (28), duas novas profissionais cubanas para integrar o Programa Mais Médicos no Piauí. As médicas irão trabalhar durante dois anos exclusivamente no atendimento de pacientes da atenção básica, com foco na prevenção e promoção da saúde.

As médicas irão substituir os profissionais que encerraram o ciclo de três anos no programa em 2016. Ao todo, Cocal conta com nove médicos cubanos, sendo um dos municípios com o maior número de profissionais participantes do Mais Médicos.
O secretário de Saúde, Jefse Vinute, se reuniu com as médicas cubanas nesse sábado (28) e explica que as profissionais já devem ingressar imediatamente nas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no povoado Santo Hilário e bairro Santa Terezinha.

“Estamos tendo ótimos resultados com o Programa Mais Médicos e a vinda das doutoras Lizete e Yanisllidy só tende a melhorar ainda mais o serviço de atenção básica oferecido à população, que recebeu bem o programa e sabe da qualidade do atendimento mais humanizado e da dedicação desses profissionais”, explica o gestor.

As duas médicas fazem parte de um grupo de 40 profissionais cubanos que chegaram para atuar em 30 municípios do Piauí. Em dezembro, 51 médicos chegaram ao estado e 39 novos participantes do Programa chegarão em fevereiro. 

O Programa Mais Médicos, lançado em julho de 2013, faz parte de um conjunto de ações de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde. O objetivo é aperfeiçoar a formação de médicos na Atenção Básica, ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país e acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde.


Fonte: ASCOM

Nenhum comentário: