Páginas

18 de outubro de 2016

Médicos falam das dificuldades e das vantagens da profissão

O neurocirurgião Alan Hass durante cirurgiaaa
Ao fazer o Juramento de Hipócrates, os novos profissionais da Medicina comprometem-se em garantir a integridade da vida e dar assistência aos doentes. Mas, para fazer valer na prática o juramento solene, os médicos, muitas vezes, sacrificam suas vidas pessoais, passam noites de plantões em hospitais e enfrentam as dificuldades características do Sistema Único de Saúde (SUS). O sacrifício e a gratificação da profissão são lembrados hoje (18), quando comemora-se o Dia do Médico.

"Poder ajudar e receber de volta agradecimentos e sorrisos é a melhor coisa", afirma a nefrologista Érika Carneiro, que enumera vários problemas enfrentados por quem escolher exercer a Medicina: "Lotação nas emergência, comprometendo qualidade do atendimento, pequena disponibilidade dos pacientes, acesso dificultado a exames laboratoriais e de imagem; baixos salários, contraste importante do acesso às melhores tecnologias e medicamentos dos pacientes na rede pública e privada. Ou seja sabemos dos melhores recursos mas não podemos emprega-los. Ou prescrever as melhores medicações".

Mãe de dois filhos, ela define como "difícil" a tarefa de conciliar a maternidade com a rotina tão exigente da profissão. "Faço questão de buscar os meus filhos no colégio e almoçar com eles para termos esse encontro diário", ressalta.

Para o neurocirurgião Alan Hass, a falta de estrutura para garantir um atendimento de mais qualidade é a principal dificuldade enfrentada pelos médicos. "A gente tem trabalhado em hospitais péssimos. Aqui, no Maranhão, alguns hospitais são bons. Eram muito melhores e pioraram bastante. Principalmente na minha área (Neurocirurgia), quando você trabalha sem estrutura fica muito difícil, você conseguir bons resultados porque você depende muito da tecnologia", destaca. O lado bom da Medicina, segundo o médico, é amenizar o sofrimento dos pacientes. "O mais gratificante é aliviar a dor do sofrimento, aliviar a dor de uma perda, aliviar a dor de quem não perdeu", finaliza.

Mais
O Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro, é uma alusão à data de nascimento de São Lucas, que escreveu parte do Novo Testamento da Bíblia. De família pagã, Lucas se converteu ao cristianismo e passou parte de sua vida curando as pessoas, por isso foi considerado o padroeiro da Medicina.


Fonte: Imirante.com

Nenhum comentário: