Páginas

14 de outubro de 2016

FRANCISCOS REVERENCIAM O SANTO PADROEIRO DA FÉ NO SERTÃO DE CANINDÉ-CE



O Município de Canindé, localizado no Sertão do Ceará, é palco da maior romaria franciscana das Américas: três milhões de pessoas, segundo o Ministério do Turismo e Empresa Brasileira de Turismo - EMBRATUR visitam a cidade durante o ano para homenagear São Francisco de Assis, o padroeiro do lugar. No Município, a quantidade de moradores e visitantes batizados com o nome de Francisco e Francisca dá a dimensão da fé no santo que abdicou da riqueza para proteger os pobres e os animais.

Como uma "legião", pessoas batizadas com o mesmo nome do padroeiro de Canindé chegam às caravanas ao Município, a exemplo da família residente em Ouricuri, em Pernambuco Só entre os dias 06 de setembro a 16 de outubro dia do santo, e quando se encerraram as principais celebrações, calcula-se que tenham passado por lá dois milhões de fiéis. Os eventos religiosos no Município seguem até três de fevereiro, quando se comemora o dia do Romeiro.

Francisca Samara, Francisco de Assis, Francisco José, Francisca Maria e Francisca Taís. Essa família de Franciscos e Franciscas, veio do Sertão Pernambucano pagar uma promessa ao santo. ‘’Segundo Francisco de Assis, os nomes foram dados pela sua mãe Francisca Tereza dos Santos que já faleceu.
Outra família de Francisco veio da Parnaíba no estado do Piauí. Francisca Ângela, Francisco Antônio, Francisco Fábio, Francisca Maria e Francisco Arnaldo. Na foto eles posam ao lado do pároco e reitor do Santuário frei Marconi Lins. Curiosamente, a devoção aparece nos números segundo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral, enquanto os Franciscos e Franciscas são 2,8% do eleitorado brasileiro, no Sertão de Canindé, a porcentagem salta para 21%. Se for usado como parâmetro o Cadastro Único de dezembro de 2015 para a Bolsa Família, cerca de 30% dos homens inscritos em Canindé se chama Francisco, recorde entre as cidades do País.
FUNDAÇÃO
Francisco também é o nome do padroeiro da cidade. Seu nome aparece em lojas, escolas, bebidas, lanchonetes, restaurantes, pousadas, bares, clubes de dança desde a fundação da cidade cearense no século XVIII.

Coincidência ou não, os números mostram que nos Estados do Nordeste a média de Francisco e Francisca supera de longe a média nacional.
No Ceará são 17,5%, no Piauí 11,5%, no Rio Grande do Norte, 10%. Já a média do Brasil é de 3,8%. Para o pároco e reitor do santuário de São Francisco das Chagas de Canindé, frei Marconi Lins a simples escolha do nome de Francisco pelo papa tem contribuído para o aumento da popularização do nome na pia do batismo.

Somente de janeiro a agosto DE 2016 foram batizados com os nomes de Francisco e Francisco, segundo a Pastoral do Batismo de Canindé 274 crianças.
Segundo o religioso franciscano, responsável pelo batismo na paróquia de Canindé, somente no período da romaria de 2015 foram 22 crianças que receberam o nome de Francisco e Francisca.


Fonte: Canindé Notícias / Fotos e texto de Antônio Carlos Alves

Nenhum comentário: