Páginas

22 de agosto de 2016

Firmino lidera disputa pela prefeitura de Teresina com 46%, diz Ibope



Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (22) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Prefeitura de Teresina:
- Firmino Filho (PSDB) – 46%
- Dr. Pessoa (PSD) – 27%
- Amadeu Campos (PTB) – 12%
- Lourdes Melo (PCO) – 2%
- Francisco das Chagas "Quem-Quem" (PTN) – 1%
- Everton Diego (PSOL) – 0%
- Luciane Santos (PSTU) – 0%
- Branco/Nulo – 8%
- Não sabe/Não respondeu – 4%
A pesquisa foi encomendada pela TV Rádio Clube de Teresina.

O nome do candidato Francisco Soares, da Rede Sustentabilidade, ainda não consta na lista de candidatos a prefeito de Teresina do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 18 e 21 de agosto em Teresina. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de quatro pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Piauí (TRE-PI) sob o protocolo PI-06717/2016.

Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados são perguntados sobre a intenção de voto sem a apresentação dos nomes dos possíveis candidatos, 33% declararam votar no atual prefeito Firmino Filho, enquanto que 32% declararam que que não sabem ou não preferem opinar.

A pesquisa mostrou também que 17% dos entrevistados disseram que pretendem votar branco ou anular o voto. O candidato Dr. Pessoa foi mencionado espontaneamente por 12% dos teresinenses, Amadeu Campos ficou com 5% e 2% citaram outros candidatos.

Rejeição
O Ibope também perguntou aos eleitores em que eles não votariam de jeito nenhum. Nessa pesquisa, os entrevistados podem citar mais de um candidato, portanto, os resultados somam mais de 100%. Veja os números:

- Francisco das Chagas "Quem-Quem" (PTN) – 44%
- Lourdes Melo (PCO) – 39%
- Amadeu Campos (PTB) – 32%
- Firmino Filho (PSDB) – 30%
- Everton Diego (PSOL) – 26%
- Luciane Santos (PSTU) – 25%
- Dr. Pessoa (PSD) – 17%
- Poderiam votar em todos (resposta espontânea) – 0%
- Não sabem ou preferem não opinar – 8%

Avaliação da administração de Firmino Filho
Na mesma pesquisa, os eleitores também responderam sobre a avaliação da administração do prefeito Firmino Filho. Veja os números:
- Regular – 46%
- Ótima/boa – 38%
- Ruim/péssima – 15%
- Não sabe/não respondeu – 1%

Segundo o Ibope, 63% aprovam a forma como Firmino vem administrando o município; 31% declaram que desaprovam. Aqueles que não sabem ou preferem não responder somam 6%.


Fonte: G1 / PI

Nenhum comentário: