Páginas

26 de julho de 2016

Morre, em Parnaíba, o professor Gilberto Escórcio, da União Caixeiral


Faleceu na manhã desta terça-feira (26) aos 91 anos o professor Gilberto Escórcio Duarte. Ele foi um incansável batalhador pela educação parnaibana, na condição de dirigente da antiga União Caixeiral. O velório ocorre na Pax União de Parnaíba.
Gilberto Escórcio Duarte
O prefeito Florentino Neto decretou luto oficial por três dias em homenagem ao professor Gilberto Escórcio. Em 2015, Gilberto foi homenageado pela Câmara Municipal de Parnaíba com a Medalha do Mérito Legislativo, proposta pelo vereador André Neves, e o Título de Cidadão Parnaibano, de autoria da vereadora Neta Castelo Branco.

Quem foi Gilberto Escórcio Duarte
Ele nasceu no dia 07 de setembro de 1924, no município de Buriti dos Lopes, onde passou sua infância e parte da juventude, de família tradicional, é filho do casal Miguel Pascoal Duarte e Francilina Escórcio Duarte, pais que sempre o ensinaram a valorizar e apreciar os ensinamentos e importância dos estudos e o real valor da família.

Teve educação tradicional rígida e respeitosa em seus valores e disciplina típica das primeiras décadas do século XX, com foco principalmente na leitura e nos cálculos.

Ainda durante sua juventude o veio morar em Parnaíba, para estudar, onde passou a residir em uma casa de sobrado, situada na Avenida Presidente Vargas, de propriedade de seu tio José Pascoal Duarte e posteriormente com suas tias Maria Duarte e Benedita Duarte.

Começou estudando na União Caixeiral, logo no primeiro dia de sua estada na cidade de Parnaíba, vindo a se formar em 1948 no curso de Contabilidade. Ainda como aluno começou a trabalhar inicialmente no Ginásio Parnaibano como auxiliar de secretaria, onde teve sua primeira experiência profissional, bem como foi onde veio a conhecer e posteriormente casar-se com Joana Eneida Nóbrega Duarte.

Passado algum tempo Sr. Gilberto começou a trabalhar na União Caixeiral, iniciando como bedel, cargo que tinha como função manter a ordem e disciplina dos discentes daquela instituição de ensino.

Logo depois de formado de formado, tornou-se professor, nessa época assumiu o cargo de funcionário do setor e contabilidade da Prefeitura Municipal de Parnaíba, continuando na União Caixeiral como secretário e professor de estatística do curso de Contabilidade.

Foram quase 70 anos de atuação intima com o prédio e com a escola, além de prestar serviços à sociedade parnaibana.

Sr. Gilberto construiu aqui, na cidade que o acolheu de braços abertos, laços indestrutíveis tanto de amizade quanto familiares, sendo sempre um amigo leal, sincero e extremamente dedicado à seus filhos e esposa.


Fonte: Portal AZ

Nenhum comentário: