Páginas

18 de junho de 2016

Grande maioria dos casamentos realizados pela igreja é nula, diz Papa Francisco

Comentários do pontífice são considerados
O papa Francisco disse que a "grande maioria" dos casamentos católicos realizados hoje é inválida. Isso porque, em sua visão, os casais se unem sem perceber que estão assumindo um compromisso para toda a vida. O comentário desencadeou duras críticas de setores mais conservadores da igreja católica. 

O pontífice, que vem sofrendo repúdio por fazer comentários considerados progressistas sobre questões doutrinárias, falava durante uma sessão de perguntas e respostas com padres, freiras e trabalhadores de paróquias na noite dessa quinta-feira (16) em uma basílica de Roma.

Na transcrição do Vaticano, divulgada na manhã desta sexta-feira (17), suas palavras foram alteradas de "grande maioria" para "alguns". O porta-voz do Vaticano disse que as colocações improvisadas do líder católico são editadas às vezes depois de consultas com ele próprio ou com assessores."Estamos vivendo uma cultura provisória", disse Francisco, em resposta a um homem que perguntou como a igreja pode preparar melhor os casais jovens diante da "crise do casamento". "Por causa disso, a grande maioria de nossos casamentos sacramentais é nula, porque os casais dizem 'sim, pelo resto da minha vida', mas não sabem o que estão fazendo", afirmou.

Ross Douthat, escritor católico conservador e colunista do jornal New York Times, disse que Francisco fez "uma reivindicação extraordinária, irresponsável e ridícula".


Fonte: Ig.com

Nenhum comentário: