Páginas

24 de abril de 2016

Olimpíada de Matemática tem alunos de praticamente todas as cidades do país


Thinkstock
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que chega à sua 12ª edição, recebeu este ano inscrições de 5.544 cidades, o que representa 99.59% dos municípios de todo o país. Ao todo, foram 17.839.424 estudantes do 6º ao 9º ano e do ensino médio de 47.474 escolas. Em 2015, a competição teve mais instituições participando, 47.500 participantes, e menos municípios, 5.538.

A primeira fase acontece em 7 de junho e será aplicada nas próprias escolas. Cerca de 5% dos melhores colocados em cada escola passam para a segunda fase, marcada para 10 de setembro. Os vencedores serão anunciados em 30 de novembro. Nesta edição vão ser premiados 6.500 alunos e 46.000 menções honrosas serão distribuídas. Todos os medalhistas são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior de 2017. Professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam na Olimpíada também são premiados na competição, que é uma iniciativa do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

A Olimpíada - Na primeira fase da OBMEP, o estudante precisa resolver vinte questões de múltipla escolha e a escola participante corrige as provas, com base em gabaritos enviados pela coordenação do evento. Os alunos com as melhores pontuações são classificados para a segunda fase, na qual vão resolver seis questões dissertativas e expor os cálculos e o raciocínio utilizados nas respostas. Os locais para a realização dessa etapa são definidos pelos organizadores e a correção é feita por professores indicados pelo Impa.

A OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).


Fonte: Veja.com 

Nenhum comentário: