Páginas

17 de dezembro de 2015

Professor Gilberto e Presidente da Fecomércio recebem homenagens da Câmara Municipal

Homenageados:Professor Gilberto e empresário Valdeci
Amigos, familiares, professores e admiradores compareceram na noite desta quarta feira ao auditório do Centro Cultural Ministro Reis Velloso (antiga União Caixeira),para acompanharem as homenagens que o Poder Legislativo Municipal prestou ao professor Gilberto Escórcio Duarte e ao empresário e advogado Valdeci Cavalcante, presidente da Federação do Comércio do Piauí. O prefeito Florentino Neto também prestigiou o evento.
Mesa de Honra
Não foi por acaso a escolha do auditório da antiga Escola União Caixeiral. O professor Gilberto, diretor da escola por várias décadas, teve toda uma vida de dedicação e zelo por aquele educandário, do qual cuidava como a própria casa, ao lado da esposa, Dona Zeneida Duarte, sendo esta uma das razões pelas quais a vereadora Neta Castelo Branco e o vereador André Neves, apresentaram as propostas, e os demais vereadores aprovaram, da concessão do título de Cidadão Parnaibano e a Medalha do Mérito Legislativo, respectivamente, ao professor Gilberto, que os recebeu na noite desta quarta feira, em meio a discursos emocionados e aplausos de uma seleta plateia.
Vereador Carlson faz uso da palavra
O vereador Carlson Pessoa, aproveitando a oportunidade em que o empresário Valdeci Cavalcante estaria no Centro Cultural do SESC, para a homenagem ao professor Gilberto, decidiu também fazer-lhe a homenagem de outorga da Medalha do Mérito Legislativo, apoiado por todos os seus pares,  “a este parnaibano a quem a cidade deve tanto e que já deveria ter recebido outras homenagens na sua terra”, disse.
Amigos presentes
“Nossa iniciativa em apresentar a proposta honraria foi de reconhecimento e agradecimento pelos relevantes serviços prestados pelo homenageado ao longo de sua vida, contribuindo com a educação, com o desenvolvimento e com o crescimento de Parnaíba, de maneira ímpar e incansável”, disse a vereadora Neta, em sua saudação ao professo Gilberto, após a entrega do Título de Cidadania.
O vereador André Neves, que fez a entrega da Medalha do Mérito Legislativo, fez referências elogiosas também às qualidades do homenageado, quando pediu a todos que aplaudissem de pé ao “homem que há muito tempo já deveria ter sido homenageado, pela bonita história que construiu”, evidenciou.
Em sua saudação ao empresário Valdeci o Vereador Carlson Pessoa relembrou o fechamento da Escola União Caixeiral, que ressurgiu depois “graças ao trabalho do empresário Valdeci Cavalcante, transformando-se em um dos melhores centros culturais do Brasil”, disse o vereador, destacando a carisma do empresário e a forma atenciosa com que trata as pessoas.
Ao filho do homenageado, professor Gilbertinho, coube agradecer a homenagem, aproveitando para lembrar alguns fatos que marcaram a vida do seu pai, como diretor austero que era, e rigoroso nas cobranças, por exemplo, para os desfiles de 7 de setembro, quando a União Caixeiral fez história, com alunos desfilando sempre de forma impecável e o professor Gilberto sendo o último a desfilar.
Gilbertinho saúda os presentes
Por último falaram o empresário Valdeci e o prefeito Florentino Neto. O primeiro para dizer de sua satisfação em receber a homenagem que a cidade lhe prestava. “Já recebi muitas homenagens não pretendidas, mas a de Parnaíba tem uma importância especial”, destacou. Valdeci citou a expansão do Sistema Fecomércio para todo o Estado e anunciou duas grandes obras para Parnaíba: uma sede da FECOMÉRCIO e um outro prédio do SESC. Aproveitou para agradecer o prefeito Florentino que fez a doação do terreno para o empreendimento. Agradeceu também os conselheiros e diretores do SESC que estavam prestigiando o evento. ”Não sou o presidente. Sou apenas um diretor, um colega”, pontuou.
A palavra do empresário Valdeci
O prefeito Florentino Neto ao iniciar seu pronunciamento destacou nomes de pessoas que estudaram na Caixeiral e que hoje são destaque nas funções que exercem. E fez uma retrospectiva dos problemas enfrentados pelos diretores da Caixeiral, quando ela encerrou atividades. Enfatizou a luta dos diretores para saldarem os débitos dos compromissos trabalhistas e sociais existentes. “Mas tudo foi pago e o que ficou foi um legado de honestidade, uma história que orgulha”, evidenciou. Ele também fez referências aos investimentos que Valdeci vem fazendo em Parnaíba. “Quando assumi uma das primeiras pessoas que visitei foi o Valdeci e pedi para ele voltar a investir em Parnaíba”, lembrou, frisando as ações que fizeram do empresário um cidadão mais do que merecedor da homenagem.

Fonte: Blog do Pessoa

Nenhum comentário: