Páginas

7 de novembro de 2015

Heráclito Fortes é cotado para assumir presidência da Câmara no lugar de Cunha

A queda do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB/RJ) já é dada como certa em Brasília. Nos corredores da Casa, comenta-se que se ele escapar no Conselho de Ética, vai ser quase que naturalmente cassado pelo plenário.
Heráclito pode substituir Eduardo Cunha Foto: Agência senado
Diante desse cenário, oposição e governo começam a articular para indicar o substituto de Cunha. O deputado federal Heráclito Fortes (PSB/PI) é cotado para o cargo. É o que diz reportagem do jornal Estadão. Se for eleito, ele poderá comandar o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).
Segundo reportagem, o nome de Heráclito é cotado pelas boas relações políticas do piauiense na Câmara pelos anos que possui como parlamentar. Além disso, contaria a favor dele o fato do PSB “não fechar às cegas com o PT e nem com o PSDB”.
ADVERSÁRIOS
Heráclito Fortes terá ainda que enfrentar adversários como Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e Miro Teixeira (Rede-RJ), que também são oposição, e desejam substituir Cunha. Mas os nomes deles começam a ser descartados.  Pelo lado do governo, afunilam-se as articulações pró-Leonardo Picciani, o líder do PMDB. Ele já se reuniu com Dilma e pediu a bênção do vice, Michel Temer.

Segundo o regimento interno da Câmara, se Cunha sair até 30 de novembro de 2016, por cassação, renúncia, haverá nova eleição para sua sucessão num prazo de cinco sessões. A reportagem de O Olho tentou falar com o deputado Heráclito Fortes, mas não obteve retorno.
Recentemente, Heráclito foi citado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no livro “Diários da Presidência”. No trecho em que é citado, Heráclito é chamado de “frutriqueiro” por FHC. Na época, o piauiense era do PFL e líder do governo no Congresso.

Fonte: O OLHO

Nenhum comentário: