Páginas

11 de agosto de 2015

Corpo de Bombeiros inicia Curso de Resgate Veicular, em Parnaíba

1º DIA
Uma solenidade realizada na manhã desta segunda-feira, dia 10 de agosto, deu início à terceira edição do Curso de Resgate Veicular realizado pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Piauí e Prefeitura Municipal de Parnaíba.

O evento aconteceu no auditório da EPGP – Escola Parnaibana de Gestão Pública, e contou com a presença do vice-prefeito de Parnaíba Chagas Fontenele, da técnica de Controle Pedagógico da EPGE, Valéria Silva, do coordenador do SAMU de Parnaíba, Márcio Silva, e também do comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, Major Adriano Lucena, do tenente-coronel do Corpo de Bombeiro do Piauí, Kleber Soares, e do comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, o major Rivelino de Moura Silva.
Valéria Silva aproveitou a oportunidade para parabenizar o Corpo de Bombeiros, e destacou a importância desta parceria com Prefeitura Municipal, por meio da EPGP, que possibilita as instituições envolvidas grande aprendizado, para atuar em situações do dia a dia, garantindo qualidade de vida aos parnaibanos e circunvizinhos.

- Essa capacitação também será de extrema valia, para que os meios envolvidos possam trabalhar em conjunto, com rapidez e eficácia, perante um acidente automobilístico com vítimas pressas nas ferragens, minimizando os riscos às vítimas – completou o instrutor do curso, o major Rivelino.
 Após a solenidade, foi dado início as atividade do curso, quando os instrutores, cabo David Freitas e subtenente Aurinaldo Coutinho, fizeram uma explanação sobre a importância de estabelecer um sistema de interação entre as partes envolvidas numa ocorrência, onde cada uma atua em sua área específicas, baseados no SCI – Sistema de Controle de Incidente, que é uma ferramenta de gerenciamento de incidentes padronizada para todos os tipos de sinistros, que permite a seu usuário adotar uma estrutura organizacional integrada, para suprir as complexidades e demandas de incidentes únicos ou múltiplos.

Em seguida, o major Rivelino de Moura apresentou a estrutura física de um automóvel, destacando os pontos estratégicos ideais para realizar os cortes, sem prejudicar os equipamentos de desencarceramento, e otimizando o tempo de execução em uma ocorrência. Ainda durante o curso, o engenheiro Marco Aurélio Carvalho, representante da SOS Sul, explicou aos alunos como funciona cada equipamento de desencarceramento fabricado pela Weber Rescue Systems, empresa que patrocina o evento.

Neste primeiro dia do Curso de Regate Veicular, os participantes tiveram a oportunidade de ter um primeiro contado com os equipamentos, onde foi feito uma prática de adaptação, com o aprendizado de algumas técnicas de corte e expansão de carros.

O Curso de Resgate Veicular encerra na sexta-feira, dia 14 de agosto, quando participam integrantes do Corpo de Bombeiros do Piauí, SAMU, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar do Piauí, além de Bombeiros Militares do Maranhão, Bahia e Rio Grande do Sul.


Ascom

Nenhum comentário: