Páginas

14 de abril de 2015

Delegados da Polícia Federal lançam propostas de combate à corrupção

Marcelo Camargo/Ag. BrasilEm meio a uma onda de escândalos públicos no Brasil, o ensejo anticorrupção é ainda mais forte. Nesta quarta-feira, 14 de abril, delegados de Polícia Federal divulgaram propostas para tornar a instituição mais autônoma e com mais mecanismos para investigar esse tipo de crime. Como parte da iniciativa, será lançada uma campanha a nível nacional intitulada “Mais Autonomia”.
Ao todo, os delegados pautaram 30 itens ligados fortalecimento da instituição, da investigação criminal e da cooperação, inclusive internacional. “Estas propostas visam robustecer e aumentar a eficácia do combate ao crime organizado à corrupção”, informam os delegados. O grupo acredita que somente após garantir a sua autonomia será possível fortalecer as estruturas que apuram o desvio de recursos públicos.
Dentre as propostas, consta a criação das delegacias especializadas para investigar malfeitos na administração pública em todas as Superintendências Regionais, com a garantia de recursos humanos e financeiros.
Eles também defendem o estabelecimento de um Plano Nacional de Enfrentamento à Corrupção pela instituição, com previsão de recursos orçamentários anuais, via ação própria.
A entidade propõe ainda a criação de um Conselho Nacional de Polícia Judiciária, que atue como Ouvidoria e Corregedoria Nacionais para os casos de corrupção envolvendo membros das Polícias Civis e Federal. Funcionaria como um órgão de controle externo e social de ambas as instituições.

Da Agência CNM, com informações da Agência Estado

Nenhum comentário: