Páginas

7 de fevereiro de 2015

Semana Pedagógica qualifica profissionais da rede municipal de ensino de Cajueiro da Praia

Com a proposta de planejar coletivamente ações pedagógicas de forma sistematizada, avaliando o contexto da escola e sua evolução, e de aprimorar os conhecimentos de profissionais da rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação de Cajueiro da Praia realizou a Semana Pedagógica, nos dias 5 e 6 de fevereiro, na Escola Municipal Oscar Lima.
O evento contou a participação da Prefeita de Cajueiro da Praia, Vânia Ribeiro, da Secretária Municipal de Educação, Isabel Cristina de Brito, professores, diretores, coordenadores e supervisores. 
Além de palestras, oficinas e discussões em grupos temáticos, a Semana Pedagógica fez o planejamento das ações da Secretaria de Educação para o ano de 2015, e avaliou o resultado obtido nas escolas em 2014, que servirá como parâmetro na criação de estratégias para melhorar o ensino no decorrer do ano. 

Segundo a prefeita Vânia Ribeiro, o evento educacional é uma oportunidade privilegiada para os profissionais da educação discutirem estratégias para alcançar resultados cada vez mais eficazes em seus locais de trabalho. “Nesses encontros, professores, diretores e supervisores constroem estratégias para melhorar a metodologia de ensino aplicada em sala de aula, que impacta positivamente na qualidade do ensino e na convivência cotidiana com os alunos”, destacou.

A Secretária Isabel Cristina de Brito destacou o esforço da Prefeita Vânia Ribeiro em garantir as melhores condições de aprendizado aos estudantes de Cajueiro da Praia. “Obtivemos um grande resultado nos índices de avaliação de ensino no ano passado. Nossos professores estão ainda mais empenhados para que os estudantes superem os resultados exitosos de 2014”, frisou.

Para a professora Gardênia Carvalho, da Escola Municipal José Adrião, em Barra Grande, o profissional da educação tem a missão de auxiliar o estudante a crescer e se tornar um cidadão de bem. “A escola é o princípio de tudo. Somos muito mais que professores para os alunos. Temos que apoiá-los da melhor forma possível nessa caminhada decisiva de sua formação intelectual, e também social. O planejamento de nossas ações é essencial para o êxito desse processo”, defendeu.

De acordo com o Supervisor Ronaldo dos Santos Pereira, a aprendizagem é um processo contínuo que ocorre durante toda a vida do indivíduo.“A tarefa da escola hoje é mais ampla e profunda, ou seja, deve levar o nosso aluno a ser mais otimista em relação à aprendizagem. Temos que disponibilizar todas as ferramentas para que os estudantes tenham prazer em buscar o conhecimento”, explicou.
A Prefeita de Cajueiro da Praia reafirmou o compromisso da administração em atender aos anseios da educação municipal, e propiciar aos alunos a estrutura mais adequada para seu pleno desenvolvimento de aprendizado. Entre as ações realizadas em 2014 estão a implementação na merenda escolar, fortalecimento do Projovem Urbano, reformas de escolas, adesão ao Programa Saúde na Escola, implementação de turmas do EJA. 

“Em 2015, vamos avançar ainda mais na educação municipal, com a implantação dos Programas Mais Educação e PDE Sustentável, fortalecimento de atividades esportivas nas escolas e capacitações de professores. As ações da Semana Pedagógica terão continuidade nas escolas, preparando o ambiente de ensino para a chegada dos estudantes”, concluiu Vânia Ribeiro.

Fonte: Ascom

Nenhum comentário: