Páginas

12 de fevereiro de 2015

Cães diferenciam expressões faciais felizes e bravas

Cães conseguiram diferenciar rostos felizes e bravos
Os cães podem entender seus donos mais do que imaginamos. De acordo com uma pesquisa publicada nesta quinta-feira no periódico Current Biology, os cachorros sabem diferenciar quando humanos fazem uma expressão feliz ou irritada.
Os autores treinaram animais para que eles conseguissem distinguir imagens de pessoas fazendo cara de felizes e de bravas. Durante o experimento, os cães viam apenas a metade superior do rosto das pessoas, em quinze pares de fotos. Em uma segunda etapa, os cientistas fizeram testes para verificar se os cães tinham realmente aprendido o conceito: com fotos da parte superior, da inferior e da metade esquerda de rostos novos e repetidos.
Resultado — ​Em todos os cenários, os cães selecionam as expressões certas mais vezes do que poderia ser considerado acaso. Com isso, os pesquisadores concluíram que os cachorros não apenas podem ser ensinados a reconhecer expressões faciais, mas são capazes de aplicar esse conhecimento a novas situações.
Os pesquisadores consideram difícil avaliar o que a diferença nas expressões significa para os animais. “Para nós é provável que os cães associem o sorriso a um significado positivo e a expressão irritada a algo negativo”, afirma Corsin Müller, pesquisador da Universidade de Medicina Veterinária de Viena e um dos autores do estudo.
Na pesquisa, os autores reportam que os cães levaram mais tempo para associar a expressão brava com uma recompensa, o que sugere que eles já tinham alguma noção de seu significado.


Fonte: Veja.com

Nenhum comentário: