Páginas

28 de janeiro de 2015

Consumo de bebidas açucaradas pode antecipar menstruação

Refrigerante
Meninas que tomam bebidas açucaradas diariamente tendem a iniciar o período menstrual mais cedo do que as garotas que não tomam. A revelação é de um estudo publicado nesta quarta-feira no periódico Human Reproduction.
Pesquisadores da Universidade Harvard analisaram dados de 5 583 meninas de 9 a 14 anos, entre 1996 e 2001. Aquelas que ingeriam 1,5 porção (copo ou lata) de bebidas açucaradas por dia tiveram a menarca (primeira menstruação) em média aos 12,8 anos, enquanto as garotas que tomavam duas ou menos porções por semana menstruaram pela primeira vez aos 13 anos.
A menstruação precoce se confirmou independentemente do índice de massa corpórea, peso, total de calorias ingeridas e prática de exercícios entre as voluntárias. Os cientistas constataram que a antecipação da menarca se associava ao consumo de refrigerantes e sucos e chás industrializados com adição de açúcar, mas não com a ingestão de refrigerantes diet e sucos de frutas naturais. 
Glicemia — A explicação seria de que bebidas com adição de açúcar têm alto índice glicêmico, um fator relacionado à rápida liberação de insulina no organismo. A alta concentração de insulina, por sua vez, pode alterar os hormônios sexuais e precipitar a menarca. 
Para os autores do estudo, a revelação é importante, porque a puberdade precoce tem sido observada em diversos países e ainda tem causas desconhecidas. 

Da redação de VEJA.com

Nenhum comentário: