Páginas

25 de novembro de 2014

Camocim: alemã firma protocolo para estaleiro

Image-1-Artigo-1747894-1A empresa alemã Nordic Yards assinou, ontem, um Protocolo de Intenções com a Prefeitura de Camocim para a instalação de um estaleiro de construção e reparo de navios no município. O investimento anunciado para o empreendimento é de 350 milhões de euros, o equivalente a aproximadamente R$ 1,1 bilhão, com a cotação de ontem, do euro, a R$ 3,14. Hoje, os empreendedores têm reunião no Palácio da Abolição e na Assembleia Legislativa, para tratar do projeto em nível estadual.
No evento ocorrido em Camocim, foi descerrada uma placa comemorativa em alusão ao primeiro passo dado para a concretização do estaleiro, que foi a assinatura do protocolo. No documento, a empresa afirma que a operação da unidade fabril irá criar 2.500 empregos diretos e dez mil indiretos. Estiveram presentes os investidores, a prefeita de Camocim, Mônica Gomes Aguiar, o deputado Sérgio Aguiar, que vem mediando as negociações do estaleiro, e o presidente da Pentagonal - empresa que vem prestando serviço de consultoria aos investidores -, Aécio Gonçalves.
Image-0-Artigo-1747894-1A Nordic Yards pleiteia junto à prefeitura de Camocim a isenção do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana) por 20 anos, do ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis) na transmissão do bem adquirido, do ISS (Imposto sobre Serviços) na obra de construção civil, além da doação do terreno, da execução, por parte do município, da infraestrutura de terraplanagem, de acesso (incluindo ferroviário), apoio na formação de mão de obra, entre outros incentivos.
De acordo com o deputado Sérgio Aguiar, a Nordic Yards será a responsável por todo o investimento na construção do estaleiro. A empresa terá como sócia a russa JSC SSTC (Shipbulding & Shiprepair Technology Center), que elaborou o projeto básico da indústria naval e que agora fará o projeto executivo. Os russos anunciaram o interesse no empreendimento ainda em julho de 2013, e assinaram, em dezembro passado, em Brasília, um termo de compromisso com a Adece (Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará) e a Prefeitura de Camocim para a realização de estudos, com o objetivo de construir um estaleiro de grande porte no município. Desde então, buscavam um sócio disposto a entrar com os recursos financeiros para o desenvolvimento do projeto.
Reunião com Camilo
Hoje, às 11 horas, os investidores da Nordic Yards terão reunião com o governador eleito, Camilo Santana, e o governador em exercício, Zezinho Albuquerque. Mais tarde, às 14h, reúnem-se na Assembleia Legislativa.
"Falta ser oficializada a parceria com o Governo do Estado. No encontro com o governador, deverá ser demonstrada a intenção de que o negócio é irreversível", aponta Sérgio Aguiar.
Parceria
De acordo com ele, o Estado será parceiro na entrega do terreno aos investidores. A área reservada, de 94 hectares, onde antes se localizavam salinas, é de interesse público e ainda será objeto de desapropriação, para que seja doada. Na reunião, será discutida a assinatura de um Protocolo de Intenções com o governo estadual para a execução do empreendimento.
Construção naval
Um junho passado, o Diário do Nordeste informou, com exclusividade, o interesse da alemã em se associar aos russos no projeto de estaleiro em Camocim. A empresa possui duas indústrias na Europa, nas cidades alemãs de Wismar e Warnemünde.
Caso se concretize o novo projeto, o município cearense terá a terceira unidade do grupo, que deverá se chamar Nordic Yards Camocim.
O grupo é líder em alta tecnologia na construção naval especial e em áreas offshore, e na indústria, com cerca de 1.000 projetos de construção naval em 74 classes de produtos.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: